Eleições 2022

TSE manda bolsonaristas apagarem posts falsos sobre Lula fechar igrejas

Ministro determinou que apoiadores e familiares do presidente Jair Bolsonaro excluam fake news sobre suposta perseguição do petista a cristãos


Publicado em 04 de outubro de 2022 | 17:14
 
 
 
normal

Uma série de publicações feitas por apoiadores e familiares do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ex-presidente Lula (PT) deverão ser suspensas das redes sociais. A decisão é do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Os posts relacionam Lula ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e apontam que o petista perseguiria cristãos e fecharia igrejas. Entre as pessoas que compartilharam o vídeo de Lula estão o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, e o deputado eleito Mário Frias. 

As publicações foram listadas e questionadas no TSE em uma representação apresentada pela coligação Brasil da Esperança. Ao todo, 31 links são atingidos.

Ao analisar o caso, Sanseverino considerou que as publicações transmitem informação falsa e prejudicial à honra e à imagem de candidato ao cargo de presidente da República. 

O ministro determinou que o Twitter e Facebook sejam notificados em até 24 horas para suspender o conteúdo. Em caso de descumprimento, a multa prevista é de R$ 10 mil. 

“As publicações contêm informação manifestamente inverídica e divulgada no período crítico do processo eleitoral, em perfil com alto número de seguidores, de forma a gerar elevado número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do partido político e do candidato atingidos pela desinformação”, afirmou Sanseverino.

Entre os apoiadores do presidente que compartilharam o vídeo e agora devem suspender as publicações estão: o assessor de assuntos internacionais da presidência, Filipe Martins; Kim Paim; Leandro Ruschel; e Tenente Nascimento. O perfil do jornal Gazeta do Povo também foi atingido pela decisão.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!