Eleições 2022

TSE vai analisar registros de candidatura de Lula e Eymael na próxima quinta

Julgamento começa às 10h e é transmitido no canal do Youtube do tribunal. Relator dos pedidos é o ministro Carlos Horbach


Publicado em 05 de setembro de 2022 | 17:32
 
 
 
normal

O Tribunal Superior Eleitoral marcou para quinta-feira (8) a análise dos registros de candidatura à Presidência de Lula (PT) e Eymael (DC). O julgamento começa às 10h e é transmitido no canal do Youtube do tribunal. 

O relator dos dois pedidos de registro é o ministro Carlos Horbach, primeiro a votar. O Plenário vai examinar todas as documentações exigidas pela lei para validar ou não as candidaturas.

O ex-presidente Lula vai concorrer ao Planalto tendo como candidato a vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele declarou patrimônio de R$ 7,4 milhões, valor menor do que o declarado em 2018.

A chapa de Eymael, por sua vez, terá como vice João Barbosa Bravo, conhecido como Professor Bravo. O candidato à Presidência declarou patrimônio de R$ 1,5 milhão. 

O prazo para a Justiça Eleitoral analisar os registros encerra na próxima segunda-feira (15). Nesta terça, os ministros vão julgar os pedidos do presidente Jair Bolsonaro (PL), Soraya Thronicke (União) e Pablo Marçal (PROS). O nome de Marçal foi retirado pelo partido, mas o Plenário precisa confirmar isso. 

Com isso, faltará apenas o registro de Padre Kelmon, que inicialmente concorria como vice, mas foi escalado para substituir a cabeça de chapa do PTB depois que a candidatura de Roberto Jefferson foi negada

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!