Eleições 2022

Urnas que serão usadas nas eleições chegam em Belo Horizonte

Equipamentos estão sendo preparados e testados para o dia 2 de outubro


Publicado em 20 de setembro de 2022 | 13:30
 
 
 
normal

As urnas que serão usadas nas eleições de 2022 já estão sendo preparadas pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE- MG), para que no dia do pleito, 02 de outubro, os eleitores possam exercer a cidadania. 

O procedimento de carga, que começou no dia 17 de setembro e vai até o dia 25, no Centro de Apoio do TRE, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem como objetivo inserir o software de votação, os dados sobre os candidatos, sobre os eleitores de cada seção, além da mídia de gravação de resultados.

Tudo isso, segundo o juiz do foro eleitoral de Belo Horizonte, Carlos Donizette Ferreira, para garantir a segurança dos equipamentos e dos votos. "Depois que as mídias são inseridas, as urnas passam por dois tipos de auditoria, a VPART e VPP, para verificar a integridade e a transparência das urnas. Feito esses processos, estando tudo certo, fazemos o que chamamos de lacração, ou seja, colocamos os lacres. A partir desse momento, a urna não pode ser mais mexida, e se ela for mexida, será necessário romper um desses lacres. Também é feita a impressão das zerésimas, que são listas com os candidatos e a quantidade de votos que eles receberam, que aí precisa estar zerado", explica o juiz.

Depois, as urnas são embaladas e colocadas em um ambiente protegido até o dia da votação. A segurança dos equipamentos é feita pela Polícia Militar de Minas Gerais, na parte externa do Centro de Apoio do TRE. Os militares também são os responsáveis por fazer a escolta das urnas na véspera da votação e o ao final do pleito, para a apuração dos votos.

Novidades na votação de 2022

Ao todo, 55.435 urnas serão usadas nas eleições de 2022 em Minas Gerais. Dessas, 5.001 serão destinadas à Belo Horizonte. Todas as urnas da capital, e de mais outras 67 cidades do estado, são as do modelo UE2020, que são mais modernas que as outras. Segundo o TRE, além do tamanho da tela (10,1 polegadas), as baterias das urnas têm autonomia de 10 horas, em caso de falta de energia elétrica. Além disso, os novos equipamentos têm processador 18x mais rápido que as urnas do modelo antigo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!