O vereador de Belo Horizonte Walter Tosta (PL) renunciou à candidatura de deputado federal por motivos de saúde. A decisão foi informada por Tosta ao diretório estadual do PL na última sexta-feira (23). Caberá agora ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) homologar a renúncia. 

De acordo com o termo de renúncia, a decisão, “de cunho pessoal e de foro íntimo”, tem caráter irretratável e irrevogável”. “Declaro, por fim, que farei a tempo e modo a prestação de contas dos recursos recebidos e gastos efetuados, em conformidade com a legislação vigente”, acrescentou o vereador.

O diretório nacional do PL repassou R$ 500 mil do Fundo Especial de Financiamento de Campanha a Tosta. Até esta segunda (26), o então vereador já declarou à Justiça Eleitoral a execução de R$ 146.908,39.

Eleito para a Câmara Municipal de Belo Horizonte com 8.072 votos, Tosta, que está no quarto mandato como vereador, era um dos mais cotados a conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Conforme apurou O TEMPO, a projeção era de que o parlamentar tivesse entre 70 e 80 mil votos. 

Quando eleito deputado federal em 2010, Tosta recebeu, por exemplo, 86.192 votos. Em 2014, mesmo sem ser reeleito, ele somou 77.535 votos. Antes de chegar ao Congresso Nacional, ele chegou a ocupar um assento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre 2007 e 2011.