O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta terça-feira (14/01) a antecipação da divulgação do resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU). Segundo o ministério, os candidatos terão acesso aos resultados finais da seleção no dia 4 de fevereiro.

Anteriormente, a divulgação dos resultados estava prevista para o dia 11 de fevereiro, data definida após mudança determinada por um acordo entre União, Ministério Público Federal (MPF) e Cesgranrio, a organizadora do certame.

O ministério divulgou também como serão realizadas as convocação para os cursos de formação dos aprovados no concurso.

Nesta quarta-feira (15/01), será divulgado o edital específico de convocação para os cursos de formação. A partir do dia 4 de fevereiro, as informações sobre os cursos serão disponibilizadas na Área do Candidato. Cada um dos candidatos deverá verificar se foi convocado para participar desse processo e confirmar seu interesse, inicialmente, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, data da primeira convocação.

Para cada cargo, poderão ser realizadas até três convocações, que acontecerão nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro. Quando o candidato for chamado para um curso de formação, ocorrerá a eliminação do candidato para os cargos abaixo na sua lista de preferência.

O candidato que não manifestar interesse em participar do curso no prazo estabelecido estará eliminado da disputa para o cargo que foi convocado e das vagas abaixo na sua lista de preferência. Ele continua na disputa por vaga nas opções que estiverem acima na lista de prioridades.

A confirmação de interesse em participar de curso de formação precisará ser feita uma única vez, ainda que o candidato seja posteriormente convocado para cargos de maior preferência.
Além de confirmarem a convocação, os candidatos devem também realizar sua matrícula junto às instituições que promoverão os respectivos cursos de formação, conforme seus regulamentos e calendários específicos.

Os candidatos que participam do curso de formação ganham uma bolsa, que é correspondente a 50% do salário inicial da carreira. O processo conta com provas e é possível que os candidatos sejam eliminados. Outros detalhes sobre esse processo serão disponibilizados em edital.

Quais cargos do CNU precisam de curso de formação?

  • Analista de comércio exterior: 50 vagas 
  • Analista de infraestrutura: 300 vagas 
  • Auditor fiscal do trabalho: 900 vagas 
  • Analista em tecnologia da informação: 300 vagas 
  • Analista técnico de políticas sociais: 500 vagas 
  • Especialista em políticas públicas e gestão governamental: 150 vagas 
  • Especialista em regulação de saúde suplementar: 35 vagas 
  • Especialista em regulação de serviços públicos de energia: 40 vagas 
  • Especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários: 30 vagas  

E a nova edição do CNU?

A divulgação da realização da segunda edição do CNU só será realizada com a finalização do CNU de 2024. A ministra Esther Dweck afirmou o desejo do MGI em realizar uma nova seleção, mas não confirmou as instituições que devem participar do processo.

Cronograma de divulgação dos resultados finais do CNU

Divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da 1ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7

4 de fevereiro

Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8

4 de fevereiro

Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7 

4 de fevereiro

Prazo para confirmação de participação em curso de formação

4 e 5 de fevereiro

Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 2ª convocação para cursos de formação 

11 de fevereiro

Prazo para confirmação de participação em curso de formação

11 e 12 de fevereiro

Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 3ª convocação para cursos de formação 

18 de fevereiro

Prazo para confirmação de participação em curso de formação

18 e 19 de fevereiro

Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação

28 de fevereiro