Em BH

Enem 2023: candidatos tentam driblar calor com chinelo, shorts e água congelada

Os termômetros de Belo Horizonte podem ultrapassar 35°C, de acordo com a Defesa Civil

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 12 de novembro de 2023 | 12:21
 
 
 
normal

A onda de calor que atinge Belo Horizonte desde a última sexta-feira (10/11) levou a maioria dos candidatos ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a optar por roupas leves para o segundo final de semana de provas. Boa parte decidiu calçar chinelos e vestir shorts e bermudas para contornar o desconforto desde domingo, quando os termômetros de Belo Horizonte podem ultrapassar 35°C, de acordo com a Defesa Civil.

Vanes da Rocha Barboza, de 25 anos, por exemplo, ao contrário do último domingo (5/11), quando usou uma calça, optou por shorts e chinelo. "Na semana passada já estava muito calor. Olha que ainda estou no segundo andar. O calor me deu ânsia de vômito e cheguei a ir duas vezes ao banheiro para lavar o rosto", contou Vanes, que, antes dos portões abrir, aproveitava para chupar um picolé. 

Além de levar água congelada, Vanes mudou a rotina, já que fez uma refeição leve antes da prova. "Comi salada e tomei um suco natural de morango e melancia. Já tomei bastante água também", acrescentou ela. Questionada se a água não iria descongelar até o início da prova, Vanes disse que, por sorte, sua sala tem um bebedouro próximo.

A estratégia da água congelada foi a mesma utilizada pela secundarista Amanda Nascimento, de 18 anos, que está em frente à PUC desde às 10h. De acordo com ela, a sala onde está tem poucos ventiladores. "Tem uns quatro e não tem ar condicionado. No ano passado, fiz em uma sala que tinha só três e ela era muito calorenta, porque as janelas eram pequenas e as cortinas ainda estavam fechadas", lembrou a estudante.

O estudante de engenharia mecânica Arthur Fernandes, de 21 anos, também optou por bermuda e chinelos. "Vim do jeito mais confortável possível", emendou ele, que quer trocar o atual curso por educação física. "Com relação ao calor, estou bem tranquilo, sem nenhuma preocupação", acrescentou Arthur.

Nesse sábado (11/11), a temperatura chegou a ultrapassar 34°C. Vale ressaltar que, caso os candidatos estejam utilizando bonés, chapéus, gorros ou óculos de sol, os itens devem ser guardados no porta-objetos durante a aplicação da prova.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!