Neste domingo, dia 13 de outubro, às 15h30, será inaugurado mais um canteiro da 2ª edição do projeto “Palhaço Limão em Flores e Canteiros”, idealizado pelo artista e agente cultural Vagner Silva, que acontece até o mês de novembro. O projeto é reconhecido pela revitalização de espaços degradados na região de Venda Nova, por meio da realização de oficinas de reciclagem e da instalação de canteiros, que transformam esses locais em verdadeiras áreas vivas. 

A cada canteiro instalado, acontece um evento de inauguração com artistas da região, como o Palhaço Limão, o cantor e compositor Tiocapone, os Irmãos Mamedes, o Bloco Vejo Flores em Você, Escola Orquestra Criarte, entre vários outros. A proposta é, além da revitalização dos espaços, valorizar a “Rede de Artistas de Venda Nova”.

Em 2024, o “Palhaço Limão em Flores e Canteiros” irá transformar irá cinco áreas caracterizadas como agentes de risco em cinco bairros diferentes de Venda Nova: Serra Verde, Jardim dos Comerciários, Europa, Lagoa e Vila Apolônia. O próximo canteiro a ser inaugurado é no dia 13 de outubro, domingo, na Avenida Oceano Atlântico, 696, bairro Jardim dos Comerciários. A programação artística terá início das 15h30, com o Palhaço Eurico. Em seguida, acontecem as apresentações do Cortejo Bloco Vejo Flores em Você, a Intervenção Poética de Digô Faria, a apresentação de Malabarismo do Encantamento e Pirofagia de Bruna Ribeiro, e o Circo do Palhaço Limão, comigo, Vagner Silva. O acesso é gratuito. 

“É uma grande alegria podermos realizar mais uma edição e proporcionar à nossa região de Venda Nova, às vezes tão carente de atenção e cuidado, um momento de arte, cidadania e alegria para os moradores locais e nós artistas. Transformar áreas muitas vezes degradadas, com alto índice de pobreza e poder olhar para esse espaço com novos olhos, por meio da beleza das flores e da arte, é dar uma nova possibilidade de convívio com o espaço e com as pessoas”, celebra Vagner Silva, o Palhaço Limão, idealizador do projeto. 

Etapas

O projeto se divide em três momentos, que acontecem em sequência. No primeiro momento, são realizadas as limpezas de todas as áreas que receberão o projeto em parceria com a SLU da regional Venda Nova. Em seguida, entra em ação a instalação dos canteiros de flores por meio da realização da oficina de artes visuais intitulada “Construindo Canteiros”, ministrada pelo agente cultural Vagner Silva. O público da oficina, formado pelos próprios moradores locais, aprende sobre o processo de reciclagem/ reutilização de pneus para criação de vasos onde serão plantados diversos tipos de mudas ornamentais e árvores doadas pelos agentes ambientais do Parque Estadual Serra Verde. 
 
No dia seguinte à instalação, acontece a inauguração do canteiro com uma grande intervenção artística, repleta de atrações para o público local reunindo artistas que fazem parte de uma grande rede de parceiros.
 
Segundo o coordenador geral Rogério Gomes, “trata-se de um importante projeto cultural, que promove diversas externalidades positivas à toda sociedade, quando dialoga com as áreas da cultura, do meio ambiente e de limpeza urbana, gerando a revitalização de áreas urbanas com histórico de risco à saúde, através da limpeza e preservação da fauna e flora, melhora a qualidade de vida dos moradores locais, garantindo assim, além do direito de acesso à arte e cultura, o direito que todo cidadão tem de viver em um local limpo e apto para o convívio social”, analisa.  
 
A segunda edição do Palhaço Limão em Flores e Canteiros” é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A.