Em 2025, a Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, vai homenagear o carioca mais mineiro de todos: Milton Nascimento. O enredo ‘Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol - Uma homenagem a Milton Nascimento’, de autoria de André Rodrigues e Antônio Gonzaga”, vai ser apresentando na Marquês de Sapucaí na madrugada do dia 4/3 (terça) para 5/3 (quarta de Cinzas) do ano que vem.
No começo de outubro, a agremiação de Madureira finalmente escolheu o samba-enredo que será cantado na avenida. 'Anjo negro é o sol que faz a Portela cantar' é de autoria de Samir Trindade, Fabrício Sena, Brian Ramos, Paulo Lopita 77, Deiny Leite, Felipe Sena e JP Figueira. O samba vai ganhar um toque especial. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a
Portela incluiu trecho da música 'Raça', parceria de Milton Nascimento e Fernando Brant, na gravação oficial do samba-enredo da Rio Carnaval.
Ainda de acordo com o jornalista, a gravação - que já foi realizada - contou com a voz do intérprete oficial Gilsinho, ao som da bateria Tabajara do Samba. A Majestosa do Samba também inseriu a batida inspirada na música 'Tambores de Minas' na bateria na gravação. A Portela será a última escola a desfilar no Carnaval de 2025 já que ano que vem serão três dias de desfiles: domingo (2/3), segunda (3/3) e terça (4/3).