O Elas Festival será realizado entre esta quinta-feira (3) e sábado (5), apresentando uma programação que inclui shows, performances, oficinas, mostras de economia criativa e de artistas visuais, exposição de fotografia, debates e exibição de curtas-metragens. Nesta quinta, haverá bate-papo com a atriz e cantora Zezé Motta e show de Fernanda Abreu, que acontecerá a partir das 20h, na Funarte. Em sua 5ª edição, o festival reforça seu caráter focado no empreendedorismo feminino.
“O Elas nasceu com o intuito de protagonizar as mulheres, e uma de suas linhas essenciais é a liberdade financeira como caminho para a liberdade individual. Nesse sentido, ele cria uma cadeia produtiva, com as mulheres à frente dos seus negócios, tanto na área do empreendedorismo quanto na área cultural. O que temos de mais explícito como demonstração de economia criativa são cerca de 30 mulheres com trabalhos autorais que representam, expondo e comercializando suas obras”, destaca a idealizadora do festival, Luiza Firmato.
Nesta edição, o festival se debruça, especialmente, sobre três questões: “Maternidades”, “Territórios Insurgentes” e “Menopower – a potência das mulheres 50 +”, este último com a participação de Zezé Motta. “Nós queríamos trazer o etarismo, mas sob a perspectiva da potência feminina. À medida que as mulheres envelhecem, elas se tonam invisíveis para a sociedade, mas isso precisa ser mudado. A Zezé Motta, com 80 anos, está esbanjando saúde, por exemplo. Também temos a Cláudia Lima, que foi editora da Vogue, e a Fabiana Almeida, âncora da Globo. São três mulheres pretas ocupando diferentes lugares”, afirma Luiza.
Fazendo um panorama do festival, Luiza destaca que a quinta terá uma programação que celebra a força das mulheres com mais de 50 anos. “Já a sexta-feira será dedicada ao rap, como o show da rapper indígena Katú Mirim, além das apresentações de Laura Sette e Iza Sabino. No sábado, temos uma variação territorial, trazendo para o palco cinco estados brasileiros em diferentes frentes temáticas”, comenta.
O grupo SADA é patrocinador do evento, que enxergou no Elas Festival um impacto positivo na representatividade, no protagonismo e no empoderamento de diversas mulheres. “O Grupo valoriza este projeto não apenas por meio de uma verba, mas também pelas conexões com outros projetos como o Meninadança, que acolhe meninas vítimas de violência sexual e que terão a oportunidade de se apresentarem ao mundo no ELAS Festival com seus valores e sua história”, afirma a gerente de Sustentabilidade do Sada, Elisa Cunha.
Ela ressalta ainda a oportunidade dada para meninas em vulnerabilidade de se apresentarem em um palco na em uma grande cidade, já que estas garotas ainda não conhecem a capital mineira. “Nunca vieram a Belo Horizonte e vão se apresentar em um festival. É o Grupo SADA costurando parcerias e oferecendo experiências pessoais únicas. Isso gera impacto transformador para o grupo, para as instituições e para a sociedade”, acrescenta.
Veja a programação completa do Elas Festival:
Dia 03/10 – Quinta-feira
16h - ABERTURA DO EVENTO
16h – DJ SoulPolis_com convida DJ Mandy
16h – Espaço de Acolhimento (Galpão 2)
16h - Abertura Mostra de Fotografia (Galpão 3)
16h - Abertura Mostra de Economia Criativa (Galpão 4)
16h - Abertura Mostra de Artes Visuais (Galpão 5)
17h - Papo com ELAS “Menopower: A potência das Mulheres 50+” com a participação de Zezé Motta e Cláudia Lima – Mediação: Fabiana Almeida (Galpão 1)
19h - Abertura Mostra de Curtas - Exibição única do filme convidado: “Deixa”, de Mariana Jaspe (Galpão 1)
19h30 - Performance “Mulher-Cueca”, com Tina Dias
20h - Show Fernanda Abreu
Dia 04/10 – Sexta-feira
16h - ABERTURA DO EVENTO
16h – DJ Bebela Dias
16h – Espaço de Acolhimento (Galpão 2)
16h - Mostra de Fotografia (Galpão 3)
16h - Mostra de Economia Criativa (Galpão 4)
16h - Mostra de Artes Visuais (Galpão 5)
19h - Show Katú Mirim
20h - Performance “Papel de Mãe”, com Ludmilla Ramalho
20h30 - Show Laura Sette com participação da Iza Sabino
Dia 05/10 – Sábado
14h - ABERTURA DO EVENTO
14h – DJ Jambruna
14h às 18h – Oficinas Infantis com Instituto Espaço Circolar (Gramado)
14h - Apresentação cênica do Projeto MENINADANÇA (Galpão1)
14h – Espaço de Acolhimento (Galpão 2)
14h - Mostra de Fotografia (Galpão 3)
14h - Mostra de Economia Criativa (Galpão 4)
14h - Mostra de Artes Visuais (Galpão 5)
15h - Mostra de Curtas (Galpão 1)
15h às 16h - Papo com ELAS “Territórios Insurgentes” com a participação de Nay Jinknss e Denise dos Santos – Mediação: Letícia Reis
15h às 16h - Papo com ELAS “Arte e Maternidades” com a mediação: Iaci Carneiro e Ciana Brandão
16h - Show Coral
17h30 - Show Aíla
19h - Show Melly
20h30 - Show Orquestra Funmilayo Afrobeat
O quê. Elas Festival
Quando. De quinta (3) a sábado (5), em horários variados
Onde. Funarte MG (Rua: Januária, 68 – Centro)
Quanto. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) – venda na Sympla
Com Juliana Siqueira