O aclamado e premiado espetáculo "Macacos" vem a Belo Horizonte pela primeira vez. Com atuação, texto e dramaturgia de Clayton Nascimento, o monólogo faz única apresentação na capital mineira nesta quinta-feira (31), no Grande Teatro Sesc Palladium, às 20h.
"Macacos" propõe reflexão sobre o racismo no Brasil, abordando também o apagamento das memórias e ancestralidades negras que estão enraizadas neste país. O espetáculo existe a partir do relato de um homem negro em busca de outros espaços para ocupar diante do adjetivo "macaco", que nomeia a obra, a fim de refletir sobre o motivo desta palavra ser tão usada como xingamento ao povo negro.
“A montagem começou entre 2015 e 2016, quando eu vi um jogador negro sendo xingado de ‘macaco’ e me questionei: como um estádio de futebol se sente com permissão para xingar assim um profissional em campo? E entendi que forças históricas permitiam que aquelas pessoas estivessem lá e se comportassem daquela maneira. Então, resolvi escrever o espetáculo e ali mesmo tive a ideia do nome”, explicou Clayton.
O espetáculo também apresenta episódios da História Geral do país, cita estatísticas sobre as mães e famílias de jovens negros presos ou executados pela Polícia Militar brasileira. Os questionamentos desse homem negro convidam o público a pensar e debater os preconceitos mascarados, velados, porém, existentes na estrutura social e na vida cotidiana do brasileiro.
"Macacos", que também já foi apresentado na Europa e nos Estados Unidos, recebeu os prêmios APCA, APTR e Prêmio Shell. O espetáculo encantou nomes como Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Regina Casé e Lilia Cabral.
Serviço
O quê. “Macacos”, com Clayton Nascimento
Quando. Quinta-feira (31), 20h
Onde. Grande Teatro Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)
Quanto. De R$ 25 (meia-entrada) a R$ 60 (inteira)
Ingressos à venda na plataforma Sympla