O renomado jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (3/10) aos 97 anos, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Ele estava internado para tratar um quadro de pneumonia, que acabou se agravando.
Natural de Taubaté, São Paulo, Cid vivia com a sua terceira esposa, Fátima Sampaio. Ele deixa dois filhos, Roger e Rodrigo, com quem mantinha uma relação complicada devido a problemas familiares que marcaram a sua vida nos últimos anos.
Conhecido nacionalmente por ter apresentado o Jornal Nacional desde o primeiro dia, o jornalista também foi voz de diversas outras obras literárias como, por exemplo, a Bíblia Sagrada
Pois é, após deixar a bancada do telejornal noturno no final dos anos 90, Cid Moreira se viu “sem chão” e precisou inovar o seu trabalho. Foi assim que ele aceitou um convite para ler passagens bíblicas que, inicialmente, seriam 12 volumes em CDs vendidos em bancas de jornal por R$ 3,90. Porém, o sucesso foi tão grande que a coletânea aumentou para 24 CDs.
Valor
No final de tudo isso, Cid conquistou uma fortuna de R$ 60 milhões, além de vender 50 milhões de exemplares. Com tantos números, o jornalista teve uma ideia melhor ainda: “Pensei: ‘Se isso fez sucesso, por que não gravar a Bíblia toda?’”, relembrou ele em um podcast gravado em 2023.
“Fiz tudo, desde o texto até a direção dos personagens. Tinham bons, maus, eu ficava ensaiando. Isso levou quase sete anos gravando. Eu consegui”, relembrou. Mesmo com a falta de CDs, o projeto fez sucesso nas plataformas de streaming e pode ser escutado até hoje. “Vendeu que nem água. Hoje a Bíblia que eu gravei está em tudo o que você imaginar”.