Premiado e aplaudido em festivais pelo mundo, "Ainda Estou Aqui", filme de Walter Salles estrelado por Fernanda Torres, segue em busca de mais reconhecimento internacional e foca, agora, na principal premiação de cinema: o Oscar.
Segundo o site Harper's Bazaar Brasil, a Sony (uma das distribuidoras por trás do longa) inscreveu "Ainda Estou Aqui" em oito categorias do Oscar 2025, incluindo a principal da premiação: a de Melhor Filme.
De acordo com a publicação, o filme de Walter Salles também foi inscrito nas seguintes categorias: Filme Internacional, Direção, Roteiro Adaptado, Atriz (Fernanda Torres), Ator Coadjuvante (Selton Mello), Fotografia e Montagem.
Nesta quinta-feira (21), Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou "Ainda Estou Aqui" como um dos elegíveis para a categoria de "Melhor Filme Internacional" do Oscar 2025.
A Academia divulgou a lista com todas as produções que podem estar na seleção final de indicados para o prêmio. Segundo a revista Variety, no total, são 169 documentários e 85 longas-metragens internacionais, incluindo "Ainda Estou Aqui". O longa, estrelado por Fernanda Torres, é considerado um dos favoritos para a disputa.
A pré-lista dos indicados ao Oscar 2025 será divulgada no dia 17 de dezembro, e a lista final, em 17 de janeiro.
O filme tem sido sucesso de bilheterias e já ultrapassou a marca de um milhão de espectadores nos cinemas e já arrecadou mais de R$ 23,5 milhões em bilheteria.
"Ainda Estou Aqui" conta a história de Eunice Paiva, que se torna uma ativista dos direitos humanos após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens.
(Com Folhapress)