A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais encerra a temporada 2024 com um concerto especial que celebra o Natal. Sob regência de Ligia Amadio, a OSMG apresenta, nesta quarta-feira (4), às 20h, no Grande Teatro do Palácio das Artes, o “Concertos da Liberdade - Uma Noite de Natal, ao som de Bach, Beethoven e Händel”. Na terça-feira (3), também no Palácio, serão apresentados trechos do concerto no “Sinfônica ao Meio-Dia”, com entrada gratuita.
Com obras de três dos maiores compositores da música clássica ocidental - Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel -, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais terá a participação de solistas do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG). A apresentação conta com um programa que mescla a profundidade do repertório sacro barroco com a leveza das celebrações natalinas.
A abertura com “O Messias”, de Händel, traz a dramaticidade e a majestade da música sacra. Em seguida, há o “Magnificat em Ré Maior”, de Bach, que foi escrita para a celebração de Natal e revela a excelência técnica do compositor. Já a “Cantata Nº 147”, também de Bach, destaca-se pelo coro "Jesus, alegria dos homens", uma das peças mais amadas do repertório natalino.
Os solistas Bárbara Brasil (soprano), Filipe Santos (tenor), Hendrigo de Freitas (barítono) e Melina Peixoto (soprano) darão vida às árias que compõem o repertório da primeira parte do concerto. Já na segunda parte, o repertório transita para uma abordagem mais enérgica, com a interpretação de uma das sinfonias mais emblemáticas de Beethoven, seguida de uma obra festiva.
A “Sinfonia Nº 7”, de Beethoven, enche o palco com sua energia contagiante, enquanto “A Christmas Festival”, de Leroy Anderson, encerra a noite com arranjos clássicos de canções natalinas tradicionais, como “Jingle Bells”, “Silent Night” e “Deck the Hall”.
Serviço
Sinfônica ao Meio-Dia
Quando. Terça-feira (3), às 12h
Onde. Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro)
Quanto. Entrada gratuita
Concertos da Liberdade - Uma Noite de Natal, ao som de Beethoven, Bach e Händel
Quando. Quarta-feira (4), às 20h
Onde. Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro)
Quanto. R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira); ingressos à venda na Eventim e na bilheteria do teatro