Edmilson Marques de Oliveira, fundador e presidente da Fio de Luz - Organização Não Governamental que produz e doa perucas para pacientes em tratamento contra o câncer e outras patologias e traumas que provocam a queda dos cabelos -, lança nesta quinta-feira (5), às 19h, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, o livro “Fio de Luz: Uma Autobiografia”. Na obra, ele narra passagens marcantes de sua vida e também fala sobre o trabalho da ONG criada em 2017 e que atualmente está presente em Centros Oncológicos de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, e também na cidade de Atlanta (EUA).

Oliveira conta que nunca havia passado pela cabeça escrever um livro. Até que recebeu um convite de uma amiga, a jornalista Cláudia Leal, que conheceu na época em que trabalhou no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. “Ela falou: ‘Ed, você nunca parou pra pensar em contar a sua história? Você tem uma história bacana aqui no Minas e também com a ONG Fio de Luz’”, relembra.

Essa conversa, ele diz, aconteceu às vésperas de uma viagem que ele faria para os Estados Unidos. “Nunca tinha pensado nisso, mas na viagem mesmo eu comecei a escrever o livro”, detalha Oliveira. “Eu confesso que me emocionei em alguns momentos contando a minha história. Principalmente o momento que entrei no Minas Tênis, porque eu acredito que a Fio de Luz começou quando eu entrei lá. Acredito que se eu não tivesse passado pelo Minas Tênis Clube, não existiria a ONG, e eu não teria uma história par contar”, comenta o autor.

Livro será lançado nesta quinta-feira (9) - Foto: Reprodução

 

Em “Fio de Luz: Uma Autobiografia”, ele conta sobre a infância no interior do Paraná, a mudança para Belo Horizonte e a trajetória no Minas Tênis Clube, onde trabalhou por 11 anos como massagista esportivo, e também sobre o lado empreendedor, quando abriu uma loja de cabelos em Venda Nova, na capital mineira. E, claro, a criação da Fio de Luz, fato que Oliveira conta, com detalhes.

“Um dia, chegou uma jovem na loja, usando turbante, e olhou o painel onde estavam expostos os cabelos. Ela comentou com uma das nossas tecedeiras que se tivesse condição que compraria aquele cabelo para fazer uma peruca. Eu me aproximei da moça e vi que ela estava chorando. Eu chamei uma das nossas tecedeiras, pedi para que medisse a cabeça da moça, fizemos a peruca e doamos para ela. Isso foi em 2017. Então, a ONG Fio de Luz foi fundada depois de doar a peruca para essa jovem que estava com câncer, e que hoje está curada”, explica o autor, que comemora o fato de instituição ter produzido e doado mais de 18 mil perucas nesses sete anos.

O livro também traz relatos de pacientes que receberam as perucas, médicos e pessoas que acompanham e apoiam o trabalho Edmilson Marques de Oliveira com a Fio de Luz. “A gratidão que eu tenho, principalmente quando alguém recebe uma peruca, e depois de um certo tempo volta para devolver e dizer que está curada… Isso não tem preço, é um valor imensurável! É realmente gratificante. E saber que Deus tem permitido eu estar à frente desse trabalho e transformar tantas vidas, me falta palavras para falar sobre esse resultado”, afirma o autor. Toda a renda arrecadada com a venda do livro “Fio de Luz: Uma Autobiografia” já tem um destino certo. “Vamos produzir mais perucas para doação”, garante ele. 

Serviço
Lançamento do livro “Fio de Luz: Uma Autobiografia”, de Edmilson Marques de Oliveira
Quando. Quinta-feira (5), às 19h
Onde. Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2244, piso 5)