O Palácio das Artes divulgou balanço das atividades realizadas em 2024. Segundo a instituição, mais de seis mil atividades artísticas e culturais presenciais e virtuais aconteceram ao longo dos 12 meses. O Palácio chegou a um público de 385 mil pessoas, tanto no ambiente virtual quanto físico.

Dentre elas, destacaram-se as 117 apresentações realizadas pelos corpos artísticos Orquestra Sinfônica, Coral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes e os 180 espetáculos que aconteceram no Grande Teatro. 

Além disso, o Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) capacitou um público de 1.404 pessoas nos cursos regulares e complementares; foram realizadas 191 atividades no Teatro João Ceschiatti e na Sala Juvenal Dias e tiveram 29 exposições nas Galerias de Artes Visuais.

No Hall de Entrada do Palácio das Artes e outros espaços (Jardins, estúdios e salas de ensaio) foram realizadas 65 atividades, o cine Humberto Mauro apresentou 42 mostras e 27 sessões, e a plataforma CineHumbertoMauroMAIS apresentou 11 mostras.

Lançamento de plataforma

No último sábado, a Fundação Clóvis Salgado repaginou e apresentou um novo site, que pode ser visitado no fcs.mg.gov.br. Agora, o site está mais visível e “comestível”, verdadeiro “canto de sereia”, como definiu a divulgação.

Há informações sobre seus corpos, como Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG); a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), e a Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA). 

O site também contempla o Acervo de artes plásticas; o Café do Palácio, o Cine Humberto Mauro, uas galerias Amilcar de Castro (aberta), a Arlinda Corrêa Lima, Mari’Stella Tristão, Genesco Murta, a PQNA Galeria Pedro Moraleida e a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. 

O projeto de rebranding do Palácio das Artes, que inclui a nova identidade visual do site, recebeu a medalha de prata no 14º Prêmio Brasileiro de Design, realizado em 3 de dezembro, em São Paulo. A nova proposta, premiada na categoria Design Gráfico - Design de Marca - Grandes Empresas, foi desenvolvida pela Hardy Design, estúdio com unidades em Belo Horizonte e São Paulo. 

O objetivo da nova identidade visual do Palácio das Artes é refletir  a renovação do espaço, que busca ampliar seu contato com a cidade e facilitar o acesso à arte e à cultura para um público diversificado.