A Associação das Cervejarias da Zona da Mata Mineira (Unicerva-ZM) realiza a terceira Festa da Cerveja de Juiz de Fora. De 24 a 26 de maio o público tem uma programação gratuita de shows e a oferta de dezenas de bebidas produzidas por 23 micro e pequenas indústrias cervejeiras locais. A Unicerva preparou ainda uma cerveja especial para o evento produzida à base de mandioca colhida em Minas Gerais. O nome escolhido foi Cerveja da Festa.

O insumo foi produzido pela agricultura familiar, na região do Caparaó, pelas famílias da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (Coofeliz), que conta com cerca de 100 associados.

A cooperativa se organiza seguindo os princípios da economia solidária e da agroecologia e forneceu à Unicerva uma matéria-prima de qualidade. Além da mandioca, a Coofeliz tem uma oferta diversificada, incluindo hortaliças, frutas e tubérculos. Seu principal produto é o Café Coofeliz, café de procedência e sem uso de agrotóxicos.

Ingredientes combinados

A cerveja especial que será apresentada no evento é uma American Lager, um estilo da bebida inspirada nas pilseners (como as German Pilsner), leve e refrescante e já tradicional no Brasil, consumido largamente. A mandioca entra na produção na etapa de cozimento como adjunto ao malte, comprovando a imensa variedade de ingredientes que podem ser usados.

A mandioca é uma fonte de carbono que enriquece o sabor da cerveja. “A mandioca confere um sabor limpo e um dulçor leve. O resultado é uma bebida bem refrescante com um amargor agradável”, explica a cervejeira Luana Gerhein, responsável pela produção da Cerveja da Festa.

Festa da Cerveja de Juiz de Fora

Quando: 24 a 26 de maio
Onde: estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno

Entrada franca