TELEVISÃO

‘MasterChef Brasil’ comemora 10 anos com temporada ‘conectada’ à internet

Programa estreia no dia 28, na Band, com conteúdo especial para o digital, novas provas e desafios

Por Renato Lombardi
Publicado em 22 de maio de 2024 | 14:35
 
 
 

Pioneiro na TV aberta no país, o “MasterChef Brasil” comemora 10 anos no ar. A celebração acontecerá com a estreia da 11ª temporada do reality de gastronomia, na próxima terça-feira (28), a partir das 22h30, na Band. A atração - que segue sob o comando de Ana Paula Padrão, e com os chefs Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça avaliando os 23 participantes - chega com novidades no cenário, na dinâmica e participações especiais.

“É uma edição muito especial. Dez anos de programa no ar não é para qualquer programa. Quando a gente fala de reality show, a gente percebe que poucos têm vida longa. Então, fazer 10 anos no ar, com um público cativo, que ama o programa, tendo criado muitos bordões, com as pessoas conhecendo melhor os ingredientes, as histórias do Brasil… E Justamente por estar fazendo 10 anos que estamos voltando um pouco para as origens e fazendo um programa com muita regionalidade; tem muita coisa de Brasil nesses 10 anos”, explicou Ana Paula Padrão, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (22).

Para ressaltar essa pegada brasileira, os participantes da nova temporada do “MasterChef Brasil” - com pessoas anônimas, que não são chefs profissionais - terão de enfrentar embater que darão a eles a chance de mostrar a tradição de seus respectivos Estados através dos pratos que vão preparar. Segundo Ana Paula, o nível dos candidatos desta edição a surpreendeu. “A nossa seleção de cozinheiros é fortíssima! Eu mesma fiquei surpresa com o quanto eles cozinham bem. Para amadores, eles são quase chefs profissionais”, afirmou a apresentadora. “Os amadores têm um ‘quê’ de profissionais, porque eles caminharam junto com o ‘MasterChef’, ao longo desses 10 anos eles devem ter treinado muito, devem ter assistido muito ao programa”, completou. 

Novidades da temporada

A 11ª temporada do “Masterchef Brasil” com cozinheiros amadores vai começar com uma dinâmica inédita. Após a seletiva, os 23 participantes que conquistaram uma vaga no reality serão divididos em dois grupos. Nos episódios seguintes, os telespectadores vão conhecer metade deles e só na quinta semana as duas turmas se encontram sem saber da existência uma da outra - algo que, segundo a produção, promete agitar o jogo. Além disso, a temporada contará com novas provas e desafios para os cozinheiros.

Neste ano, a relação do “MasterChef” com a internet está mais estreita. Influenciadores que se declararam fãs do programa vão ajudar os jurados a escolher quem merece garantir o avental. Entre os nomes estão Carlinhos Maia, Gkay, Catia Damasceno, Oli Natu, Jooj Natu, Edelson Ribeiro (Sobrevivente), Tainá Costa, Juju Salimeni, Vittor Fernando, Arthur Paek, Leonardo Bagarollo, Rafa Chalub (Esse Menino), Enaldinho, Jon Vlogs e Matheus Costa. A lista de participações também inclui Luiza Possi, Blogueirinha, Nicole Bahls, Lucas Rangel, Alvaro e Pequena Lo. 

“No mundo digital, as pessoas estão conectadas 24 horas por dias. E todos [os convidados] que vieram aqui acompanham o programa. Isso é bom para dar uma visibilidade ainda maior para o ‘MasterChef’ e para eles vivenciarem o dia a dia no programa”, defendeu o chef e jurado Henrique Fogaça. 

Outra grande novidade é a estreia do “QG MasterChef – Entrevista com o Eliminado”, que vai ao ar no site Band.com.br, no streaming Bandplay e no canal oficial do “MasterChef Brasil” no YouTube toda quinta-feira, às 19h. A atração será apresentada pela atriz e cantora Mariana Belém e por Raul Lemos, vice-campeão da segunda temporada. A atração estreia no dia 30 de maio.

Diretora do “MasterChef Brasil”, Marisa Mestiço ressaltou que o programa, ao longo dos anos, vem se atualizando. “Eu sou suspeita para falar, porque há 10 anos a gente trabalha, todo ano, com a maior dedicação possível, não pensando só na nossa experiência como formato, mas também como elemento de transformação - com trabalho social e transformação de profissionais que tinham carreira consolidada”, disse. “Temos um conjunto de pessoas que se reuniram para fazer uma coisa muito séria. Acho que é isso que nos faz ser um programa que ultrapassou essa margem de lugar de experimentações. Da concorrência, eu não posso falar do trabalho deles, porque a gente veio primeiro e eu não olho para trás. A gente continua olhando, desbravando o que vem pela frente; a gente não se acostumou de fazer 10 anos, não entrou no modo automático”, garantiu a diretora. 

'MasterChef Brasil' 10 anos em números

  • Mais de 2.000 competidores
  • Mais de 40.000 pratos servidos
  • Mais de 20.000 toneladas de alimentos doados
  • Mais de 5.000 litros de azeite
  • Mais de 85.000 unidades de ovos
  • Mais de 5.000 litros de vinagre
  • Mais de 7.000 litros de leite
  • Mais de 5.000 kg de queijo
  • Mais de 27 toneladas de carnes
  • Mais de 3.000 kg de manteiga
  • Mais de 7.000 litros de óleo
  • Mais de 7.000 kg de farinhas
  • Mais de 6.000 kg de açúcar
  • Mais de 30.000 litros de água
  • Mais de 150.000 kg de grãos
  • Mais de 2.000 kg de oleaginosas
  • Mais de 15.000 litros de bebidas
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