MÚSICA

Flor Grassi lança EP 'Novelo' com participações de Juarez Moreira, Dan Oliveira e Marcos Frederico

Do choro ao samba-jazz, lançamento celebra clássicos da música brasileira em estreia da cantora carioca residente em Belo Horizonte


Publicado em 22 de maio de 2024 | 06:39 - Atualizado em 22 de maio de 2024 | 09:33
 
 
 

A cantora e compositora carioca, residente em Belo Horizonte, Flor Grassi, lança nesta quinta-feira (23) o EP “Novelo”, com produção do selo Música aos Montes. O trabalho traz um ar nostálgico, fruto da identidade da artista que celebra clássicos da música popular brasileira. Do chorinho ao samba jazz, o lançamento brinca com arranjos instrumentais e vocais, que ressaltam a voz potente da cantora, e reverencia ícones, como Elis Regina e Chico Buarque. 

A artista, que morou no exterior de 2020 a 2023, comenta sobre o significado do trabalho: “Eu tinha muita saudade do Brasil, esse EP simboliza esse momento de volta e o meu amor pela cultura daqui. Enquanto eu morava fora, queria muito voltar pra poder fazer música brasileira, com músicos brasileiros e, agora, ‘Novelo’ vem para realizar esse sonho, que o Música aos Montes abraçou”. 

O EP é resultado de um trabalho coletivo, parte do propósito do selo localizado entre os mares de morros de Belo Horizonte. “Novelo” traz composições de Flor e colaborações com outros artistas, como Dan Oliveira, Lido Loschi, Luiz Henrique Garcia, Davi Leão e Diogo Lucrécio. Outros músicos renomados da capital mineira participaram das gravações, como o violonista Juarez Moreira, o bandolinista Marcos Frederico e Cícero Lucas, percussionista e ator, uma das estrelas de “Marte Um”. 

Este é o primeiro EP da cantora, que estreou na carreira autoral em 2023, com o single “Saudade Invade”, uma bossa nova que mistura o clássico ao contemporâneo, agora já com mais de 250 mil plays no Spotify. No mesmo ano, Flor lançou “Dia Dourado”, que compõe o EP. O choro gravado em tomada única, sem cortes, ressalta a espontaneidade e improvisação natas do estilo musical.

 

 

 

SOBRE FLOR GRASSI

Da bossa nova ao tropicalismo, coleciona referências como Elis Regina e Caetano Veloso. Filha do diretor de cinema Tiago Arakilian e neta do ator Antonio Grassi, teve a arte misturada à vida desde o princípio. Apesar de muito nova, aos 18 anos de idade, Flor expõe muita maturidade artística - perceptível na voz firme e encorpada que vem encantando o público belo-horizontino.

Em Belo Horizonte, onde reside hoje em dia e também morou de 2015 a 2020, realizou cursos e oficinas no Grupo Galpão e no Grupo Corpo, grupos mineiros mundialmente reconhecidos no teatro e na dança, respectivamente.

A rica trajetória e formação artística ajudaram-na a criar clara familiaridade e liberdade nos palcos. Flor Grassi também fez teatro musical na PPAS - Professional Performing Arts, ensino médio profissionalizante de Nova Iorque. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!