TEATRO

Tuca Andrada estreia espetáculo em BH em que homenageia Torquato Neto

Espetáculo 'Let's Play That ou Vamos Brincar Daquilo' fica em cartaz até o dia 24 de junho

Por Laura Maria
Publicado em 23 de maio de 2024 | 14:42
 
 
 

Assistir ao espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, que estreia nesta sexta-feira em no CCBB-BH, é como mergulhar em um mar de surpresas. “Você pensa que é um recital de poesia, mas daí vira um show, que vira um jogo… Eu converso com o público, ao mesmo tempo em que estou dando uma aula da história do Brasil. Também é um stand-up, porque é um homem sozinho num palco contando uma história, que, às vezes, é engraçada, às vezes, não”, explica o idealizador da montagem e ator do espetáculo, Tuca Andrada.

A ideia de “fazer uma mistura de tudo isso aí” vai ao encontro do estilo de vida do homenageado do espetáculo. Em “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, Tuca relembra a vida e obra do poeta e jornalista piauiense Torquato Neto, a partir da leitura da antologia “Torquatália”, de Paulo Roberto Pires. “Torquato Neto era inclassificável: nenhum crítico ou escola de poesia conseguiu classificá-lo até hoje. Então, eu queria um espetáculo que também tivesse essa característica de que não fosse uma coisa só”, acentua. 

A cada montagem, o público tem a chance de conhecer uma nova faceta de Torquato Neto. Isso porque Tuca “quebra” a quarta parede, envolvendo o público com novas histórias do poeta e instigando a plateia a contar uma memória dele. Para desenvolver o jogo teatral, o ator, que assina direção com Maria Paula Costa Rêgo, conta com a sonoplastia de Caio Cesar Sitônio e Pierre Leite, além de um banco e diversas poesias do piauiense espalhadas pelo chão do palco.

“A interação com o público, para mim, é uma das partes mais gostosas de fazer. Às vezes, o povo fica tímido, mas eu deixo muito a rédea solta para que as pessoas se comuniquem, tirem alguma dúvida ou mesmo contem alguma história do Torquato… Se é um público mais desinibido, essa discussão rende mais e fica muito engraçada. Eu também uso muito esse momento para contar coisas do Torquato que eu não consegui botar no espetáculo”, diz Tuca Andrada.

Para ele, o espetáculo é fundamental para que as pessoas saibam que existiu “um artista importantíssimo chamado Torquato Neto” - o piauiense da Tropicália cometeu suicídio aos 28 anos, no Rio de Janeiro. “Se eu conseguir provocar que pelo menos uma pessoa do público chegue em casa e vá ver quem foi esse cara, como foi história dele, o que ele falava realmente, para mim já é gol, eu estou com o serviço garantido. Essa é a minha intenção”, diz Tuca Andrada.

Quem foi Torquato Neto

Nascido em Teresina em 1944, Torquato Neto foi poeta, jornalista, compositor, cineasta, ator e um dos idealizadores da Tropicália. Apesar de nunca ter publicado um livro, suas poesias prezavam a liberdade de pensar e de viver. Em 2023, suas obras foram oficialmente reconhecidas como uma manifestação da cultura nacional, por meio da lei 14.742.

SERVIÇO

Espetáculo "Let's Play That, ou Vamos Brincar Daquilo", com Tuca Andrada

Quando. De 24 de maio a 24 de junho, de sexta a segunda-feira, às 19h

Onde. CCBB BH (Praça da Liberdade)

Quanto. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

Sessão em Libras e bate-papo após o espetáculo: 15/06 (sábado)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!