CELEBRAÇÃO

Dia Mundial do Coquetel: veja 7 lugares em Belo Horizonte para tomar drinks

Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Coquetel; capital mineira está no roteiro de boas sugestões para brindar

Por Laura Maria e Lorena K. Martins
Publicado em 09 de maio de 2024 | 15:28
 
 
 
normal

Quer tomar um drink em Belo Horizonte? Na próxima segunda-feira (13), é dia festa para os bares e bartenders do mundo todo, já que é celebrado o Dia Mundial do Coquetel. A data foi criada em 2016 pela Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) com o intuito de homenagear os profissionais da área. 

Segundo o mixologista Tiago Santos, uma das autoridades no ramo da coquetelaria, com mais de 20 anos de mercado na cena gastronômica de Belo Horizonte, a imagem que o drink carrega, é, sobretudo, seu DNA. É o primeiro ponto de identificação que influencia nas escolhas do cliente. 

Ainda de acordo com o mixologista, que assina a carta de drinques do Redentor e Moema, antes de pedir um coquetel, é interessante observar a descrição contida no menu. “Se, por exemplo, a bebida for feita com uma fruta ou tempero que você nunca experimentou, provavelmente será difícil distinguir ou identificar o ingrediente em questão. Se, por outro lado, ela tem algo que você já está habituado a consumir, procure essa nota”. Mas para isso, conforme Tiago, é fundamental ter o hábito de treinar o olfato para, assim, reconhecer com mais precisão os aromas presentes na mistura. “Essa prática é importante, principalmente porque, independentemente do destilado usado, os temperos/frutas vão sempre se sobressair na composição de um drink.  
 


Em comemoração à data, confira alguns coquetéis dignos para serem apreciados na capital:


Bar Palito


Este é para quem gosta de drinks clássicos. Localizado na galeria São Vicente, no centro de BH, o bar oferece bebidas como Negroni e Dry Martini.


Bailarina do Chico, do Chico Dedê


Este drink tem uma potência para harmonizar com pratos da casa de sabor forte. O coquetel é uma releitura mineira da Margarita, com cachaça, xarope de rapadura, sumo de limão, bitter aromático, borda de flor de sal e pimenta, e ainda um garnish de azeitonas. A criação é da mixologista da casa Nayane Gonçalves.

Drink Acaiaca, Pizzaria Panorama


Este drink é feito com wisky Jack Daniel’s, licor de jabuticaba, vinho tinto e xarope de flor de sabugueiro.

Drink Cristal, no Berilo Cozinha & Drinks


O drink faz referência ao famoso filme de 1982, batizado de “O Cristal Encantado”. A bebida, criada pelo bartender Jefferson Deleon Campolina, é feita com Vodka, maracujá, caramelo salgado, Amaretto, açúcar e gelo.

Flor de Cana, do Moema Bar & Cozinha

O coquetel leva cachaça, Campari, limão siciliano e licor de flor de sabugueiro.


Coquin, do Timbuca


A bebida leva cachaça branca, rum, hortelã, suco de limão, água com gás e espuma de coco.


A Estrela, do Ofélia Bar


Segundo a casa, este drink representa a chegada de coisas boas, oportunidades, otimismo e esperança. A Versão drink é refrescante e envolvente e leva Vodka Ketel One Peach & Orange Blossom, Vinho Rosé, pêssego em compota, suco de limão, chá de hibisco, xarope de açúcar e água com gás.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!