Prezar pela qualidade dos insumos e ingredientes in natura é uma das características mais marcantes da gastronomia italiana. É essa premissa que nomeia o restaurante Dal Grano, localizado no Hotel Quality, na Pampulha (av. Pres. Antônio Carlos, 7456). O nome, em italiano, quer dizer “do trigo” e faz jus ao carro chefe do estabelecimento: pastas frescas e pizzas em apresentações tradicionais ou ousadas, que atraem os paladares mais exigentes para o local.
Quem está a frente da casa é o chef mineiro Lucas Castro, que possui extensa formação em cozinha italiana, com estudos realizados no Piemonte, no norte da Itália. O Chef também é especialista em cozinha mediterrânea, com vasta experiência em restaurantes na cidade de Lisboa, em Portugal. No Dal Grano, Castro busca oferecer a junção da potência e sabores sofisticados da culinária europeia com a hospitalidade e afetividade da gastronomia mineira.
“Exploramos bastante o norte da Itália e, vale destacar também, que nosso almoço executivo conta com o que há de mais fresco no cardápio. Cada semana me inspiro em uma região do Brasil harmonizando com uma bebida, um suco natural, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. O cardápio é 70% autoral e 30% com clássicos, mais conhecidos do público, como a lasagna e o strogonoff, atendendo também o público do hotel”, conta o Chef Lucas.
O restaurante funciona de 6 horas da manhã até às 23h. De 6h às 10h é servido o café da manhã, de 11h às 15h, o almoço executivo e de 18 às 23 horas, além do cardápio tradicional, é servida a famosa pizza Dal Grano. Dentro desse intervalo, o cardápio fica aberto para a escolha do cliente.
Respeitando as tradições, o chef explica a opção por ingredientes frescos e a preferência por uma produção tradicional. Os exemplos ficam por conta da farinha 00, denominação utilizada para o grão mais refinado e puro e dos tradicionais tomates San Marzano, ambos importados diretamente da Itália. A massa de fermentação natural é feita na própria casa, trazendo uma diferença marcante para o aroma e textura dos pratos.
“Nosso menu é uma homenagem à Toscana. O cliente pode vivenciar uma imersão aos pratos típicos da região, como, por exemplo, a bisteca fiorentina, que é um clássico do local. Ele não precisa sair do Brasil para ter essa experiência gastronômica na Itália, já que levamos muito a sério esse cuidado na produção para garantir a autenticidade dos sabores”, destaca o chef Lucas Castro.
Alguns destaques entre os pratos bem italianos são o Spaghetti alla Carbonara, a Lasagnha Bolognese, o Polpetone com Farfale Pomodoro, o Maiale Contadino e o Fettuccine ao Paillard, por exemplo. “É um restaurante onde produzimos desde a massa fresca, nos tradicionais cortes, tortellinni, fettuccine, papardelle até o sorvete servido em uma das saladas, o de manjericão basílico. Vamos de um extremo ao outro nesse cuidado com a produção e o Dal Grano é um local onde se preza muito pela qualidade, texturas e cores de cada prato”, conta Lucas.