O anúncio de que Kate Middleton está em tratamento contra um câncer pegou foi um choque tanto para a família quanto para a opinião pública a nível mundial. Reclusa e com a agenda parada, a Princesa de Gales estaria se sentindo culpada por ainda não poder voltar a cumprir seus compromissos reais, segundo a imprensa internacional.

A autora do livro "Meghan and Harry: The Real Story: Persecutors or Victims" ("Meghan e Harry: A História Real: Perseguidores ou Vítimas", em tradução livre) e primeira biógrafa da princesa Diana, Lady Colin Campbell, falou publicamente sobre o estado de saúde de Kate Middleton.

"Katherine está muito doente. O tratamento é exaustivo. Ela tem que se reservar para se recuperar e poder cuidar dos três filhos, que são muito pequenos. “É simples assim, ela está doente demais para ser ativa”, disse a escritora.

Acredita-se que Kate Middleton deva voltar a assumir alguns compromisso profissionais ainda este ano, embora seu reaparecimento público não seja esperado pelo menos nos próximos meses.

Lady Colin Campbell falou ainda sobre o grande apreço que tem pelo Príncipe William: "Os britânicos estão muito conscientes das circunstâncias muito adversas que o Príncipe William está tendo que viver. Ele está fazendo o que qualquer um poderia fazer em seu lugar".