Apesar de não ser algo exatamente novo, a MTG (abreviatura para montagem) ainda desperta muitas dúvidas sobre o seu real significado e a diferença para remix, por exemplo. Para entender essa diferença, a reportagem de O TEMPO conversou com o WS da Igrejinha, um dos artistas que popularizou o subgênero do funk, que explicou a diferença entre ambos. Confira:
O que é remix
É uma versão modificada de uma música original, em que elementos do funk, como batidas e ritmos característicos, são adicionados ou misturados com a faixa original. Ou seja, em um remix, pega-se uma música original e joga nela uma batida de funk, podendo, ainda, adicionar uma melodia, um timbre ou um loop.
O que é MTG
É a construção de uma nova música a partir de uma já existente, misturando elementos como vozes, melodias e batidas diferentes. Por exemplo, vou transformar uma música do Bonde do Tigrão: “vou passar cerol na mão, lá no Baile do Serrão.” Daí, coloco outra voz, assim: “as piranhas jogam pro alto.” São várias vozes ou sons em uma mesma faixa, um complementando o outro, a partir de uma criação quase do zero.