Em sua temporada anual em Belo Horizonte, o Grupo Corpo apresenta, de 11 a 15 de setembro, no Palácio das Artes, dois de seus balés mais pedidos: O Corpo, concepção do ano 2000, com trilha do cantor e compositor Arnaldo Antunes, e Benguelê, de 1998, com música de João Bosco. Os dois espetáculos voltam à cidade onde estrearam após um longo hiato – a apresentação mais recente do primerio aconteceu em 2011 enquanto, do último, em 2016.
O Corpo e Benguelê, com coreografias de Rodrigo Pederneiras, dialogam com propostas diversas, sendo, uma das montagens com estética, urbana e, a outra, sertaneja. Uma delas, dialoga mais com o Sudeste e, a outra, com o Nordeste.
No balé O Corpo, que celebrou no ano 2000 os 25 anos da prestigiada companhia de dança, Pederneiras arquitetou movimentos mais secos e vertiginosos, emulando uma pulsação ao mesmo tempo tribal e futurista, indo do fetal ao autômato. Na montagem, o linóleo é vermelho e o cenário virtual, projetado por Paulo Pederneiras, faz a sincronização de luzes vermelhas em diversas saturações, acompanhando a trilha e dialogando com graves e agudos.
Já em Benguelê, descrito como “explosivo” por Pederneiras em sua estreia, no ano de 1998, a referência são as danças populares brasileiras. A coreografia tem marcações de pé, de pélvis, de ombro, muita mão no quadril e remelexo de cintura se desdobram no festivo, no ritualístico, no ancestral mesmo, com figuras humanas vergadas pelo tempo. A ocupação do espaço é, na maior parte do tempo, frenética. Já a cenografia de Fernando Velloso e Paulo Pederneiras, em tons escuros de breu e grafite, faz contraponto com a mistura final de todas as cores nos figurinos de Freusa Zechmeister, que adota o branco como matriz e trabalha com a sobreposição de tecidos.
SERVIÇO:
O quê. Grupo Corpo apresenta O Corpo e Benguelê
Quando. De quarta (11/9) a domingo (15/9). Quarta a sábado, às 20h; domingo, às 18h
Onde. Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro)
Quanto. A partir de R$ 20 (meia entrada, Plateia Superior). Até R$ 220 (inteira, Plateia I - Central). Ingressos na bilheteria do teatro ou pela plataforma Eventim.