Durante décadas, um terreno em São Paulo motivou a disputa entre o apresentador e empresário Silvio Santos, dono do SBT, que faleceu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos, e o dramaturgo Zé Celso, fundador do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que morreu em julho do ano passado, aos 86 anos, após sofrer queimaduras em razão de um incêndio em sua casa.
De um lado, o Grupo Silvio Santos desejava construir no local, adquirido na década de 1980, três prédios de até 100 metros de altura. De outro, Zé Celso defendia que seria mais adequado usar a área para a construção de um parque. Ele argumentava que, do contrário, as atividades do teatro seriam prejudicadas e, além disso, dizia que o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2010, seria desconfigurado.
A briga em torno da destinação do terreno só foi encerrada em julho deste ano, quando a câmara dos vereadores de São Paulo aprovou, com 53 votos favoráveis e nenhum contrário, a criação do Parque Municipal do Bixiga. O projeto já mobilizou, inclusive, o Ministério Público, que, em dezembro de 2023, destinou R$ 51 milhões para a viabilização do parque. O dinheiro tem origem em um acordo entre a empresa Uninove e o MP a fim de evitar um processo por suspeita de pagamento de propina.
Pelas redes sociais, o Teatro Oficina relembrou a disputa. “Ao longo de mais de 4 décadas, a luta por um espaço público no centro da cidade de São Paulo incorporou características y forças de dois grandes jogadores dessa história: Zé Celso y o Teatro Oficina ofereceram a teatralidade, a concepção trágica dos acontecimentos, a sabedoria da atuação em coros-coletiva, a busca pela ação y a incansável alegria guerreira como ferramenta política. Silvio Santos y seu conglomerado de mídia trouxeram a dimensão da comunicação em larga escala desse processo”, lê-se na legenda de publicação feita neste sábado (17), que apresenta trechos de um vídeo de 2017, em que Silvio Santos e Zé Celso aparecem tentando, sem sucesso, chegar a um acordo sobre o destino do terreno.
17 d agosto de 2024. Morre Silvio Santos. O teatro é a arte da contracenação, músculo cardíaco d toda a pulsão da vida. Ao longo de mais de 4 décadas, a luta por um espaço público no centro da cidade de SP incorporou características y forças d 2 grandes jogadores dessa história: pic.twitter.com/8XTjLM8wvx
— Teatro Oficina Uzyna Uzona (@teatroficina) August 17, 2024
Causa da morte
Ícone da TV brasileira, Silvio Santos faleceu aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1. A morte ocorreu às 4h50 deste sábado (17), em São Paulo, conforme boletim divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, unidade onde o empresário estava internado desde 1º de agosto. O comunicado foi divulgado por volta de 11h.
O falecimento de Silvio Santos foi informado pelo SBT, pelas redes sociais, por volta de 10h.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P