O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, faleceu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1, às 4h50 deste sábado (17), em São Paulo. A informação é do Hospital Israelita Albert Einstein, unidade onde o empresário estava internado, e foi divulgada por volta de 11 horas.

Divulgação/ Hospital Israelita Albert Einstein
Hospital Israelita Albert Einstein

 

O centro médico lamentou a perda e se solidarizou com a família e com "todos que sofrem com a perda". O documento é assinado por dois médicos geriatras, além de um cirurgião e do diretor médico do hospital, que é um dos mais avançados do país.

Pneumonia

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a broncopneumonia, mais conhecida como pneumonia, "é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares, de onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, aos interstícios (espaço entre um alvéolo e outro)".

Já a H1N1, que acometeu Silvio antes da pneumonia, é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.

"Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias".