Em uma fazenda no interior do Brasil, no século 18, chega um novo feitor. Ele se apaixona por uma das escravas, Mestiça, amada por todos os homens. Quando um par de brincos de prata desaparece da fazenda e o feitor manda prender o líder dos escravizados, Mestiça decide se vingar. Essa é a sinopse de um dos filmes mais elogiados da atriz Sônia Braga, 'Mestiça, a escrava indomável'. A produção, lançada há 50 anos e dirigida por Lenita Perroy, é baseada no romance homônimo de Gilda de Abreu. O filme á a atração desta terça (1º) da Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito.
Após um mês em temporada no interior de Minas, o evento está de volta com programação em Belo Horizonte. O longa, que ainda tem no elenco Walmor Chagas, Miriam Mehler, Antonio Pitanga e Emiliano Queiroz, vai ser exibido às 19h, no Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos 30 minutos antes da sessão.
Uma publicação compartilhada por Curta Circuito-MostraDeCinema (@curtacircuito)
'Mestiça, a escrava indomável' é considerado o segundo na lista dos seis melhores filmes de Sônia Braga, de acordo com ranking feito em 2021 pela Revista Rolling Stone Brasil. A exibição na capital mineira é uma oportunidade única de assistir no cinema a esse filme raro, em cópia recém restaurada pela Cinemateca Brasileira. Em seguida haverá debate com Helena Ribeiro, filha da diretora Lenita Perroy, falecida em 2018, e com a crítica Vivi Pistache. A Mostra Curta Circuito segue com programação até 15 de outubro.