Após um hiato de seis anos, João Emanuel Carneiro retorna, nesta segunda-feira (9), ao horário nobre da Globo com uma trama inédita. Ele é o criador e autor de “Mania de Você”, nova novela das nove, que chega com a missão de substituir o remake de “Renascer” e impulsionar a audiência dessa que é considerada a principal faixa da teledramaturgia da emissora.
“Eu diria que a novela das 21h é sempre uma pressão danada; estou acostumado já”, diz o autor, responsável pelo fenômeno “Avenida Brasil” (2012), além de “Segundo Sol” (2018) – último trabalho dele exibido no horário – e “Todas as Flores” (2022-2023), que estreou no Globoplay antes de ser exibida na TV aberta.
Com direção artística de Carlos Araújo, “Mania de Você” chega com um elenco estrelado, com queridinhos do público. A novela reúne nomes como Adriana Esteves (que faz seu terceiro trabalho com João Emanuel), Thalita Carauta, Eliane Giardini, Mariana Ximenes, Rodrigo Lombardi, Ângelo Antônio, Ana Beatriz Nogueira. A história tem quatro protagonistas, vividos pelos atores Nicolas Prattes, Gabz, Agatha Moreira e Chay Suede.
Leia também: Adriana Esteves fala sobre vilã de 'Mania de Você': 'Está me dando mais trabalho que a Carminha'
A expectativa para o novo folhetim é grande, uma vez que o remake de “Renascer”, maior aposta da Globo, não teve o desempenho esperado – o folhetim de Bruno Luperi chegou ao fim com média de 26 pontos, mesmo índice alcançado pela sua antecessora, “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco.
“Eu acho que alternar coisas é sempre bom. A gente veio de histórias rurais e agora vem com uma história nova, totalmente diferente do que estava sendo visto antes. ‘Mania de Você’ é uma novela que tem uma inquietação muito grande. É uma história inquieta. Os mesmos elementos vão mudando rapidamente. E é uma história de gente jovem também. Algo que eu gosto, porque o jovem está sempre aberto a tudo, a vida dele pode ser qualquer coisa”, comenta João Emanuel.
Paixão e obsessão
A trama de “Mania de Você” se passa em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, e parte da amizade entre duas jovens: Viola (Gabz) e Luma (Agatha). Nascidas no mesmo dia e criadas em realidades diferentes, elas se conhecem anos mais tarde, por causa de uma paixão em comum: a gastronomia. Logo, as duas se tornam grandes amigas. Entretanto, a relação de afinidade vira uma enorme rivalidade por causa da paixão de Viola e Rudá (Prattes), que é namorado de Luma. O romance também desperta a ira de Mavi (Suede), que é namorado de Viola.
“É uma história que partiu de uma ideia de pessoas obcecadas pela ideia de amar alguém. Uma quadra de personagens que um ama o outro, que ama o outro, que ama o outro. Até onde levar uma paixão? É sobre isso essa história”, explica João Emanuel.
Leia também: 'Mania de Você': Saiba quem é quem na nova novela das nove da Globo
Ele completa: “É uma história sobre paixão e obsessão amorosa. O Mavi tem essa obsessão, essa ‘mania de você’, pela Viola; a Luma tem essa ‘mania de você’ pelo Rudá; a Viola tem essa ‘mania de você’ pelo Rudá também. A novela aborda essas obsessões e como eles (os personagens) vão levar isso ao longo da história. São jovens bastante únicos e obcecados”.
Marca registrada
Conhecido por trazer viradas intensas em seus trabalhos, o autor promete que, em “Mania de Você”, não será diferente. “O jogo vira o tempo todo. A grande virada é que dá o tom da trama: quando Viola conhece Luma, esta é uma burguesa, aspirante a chef de cozinha, que ensina a Viola os princípios da gastronomia. E Viola é uma espécie de assistente de Luma. O mundo vai virar a partir do momento em que elas disputarem o mesmo homem, que é o Rudá. Isso, combinado com o assassinato do Molina (Lombardi), em que pratica mente todos os protagonistas são suspeitos, será o primeiro ponto de virada da trama, previsto para o 13º capítulo”, adianta o autor.
“Viola e Luma vão se afastar e, dez anos depois, Viola é quem será a chef de cozinha famosa, e Luma vai ter perdido tudo o que tinha. É como se Viola passasse a viver a vida que estava destinada a Luma. Elas vão se reaproximar quando Luma pedir uma chance a Viola, justamente como assistente de seu restaurante. Vai ser simetricamente o oposto do passado, (ao que aconteceu) dez anos antes”, explica.
Além disso, outra característica do novelista é trazer personagens ambíguos. “Acho que o público vai odiar a Viola, vai amar a Viola, vai odiar a Luma e vai amar a Luma em algum momento”, pontua. “Como muitas novelas minhas, essa é sobre quem está falando a verdade”, frisa.
Segundo ele, Luma e Viola vão se amar e se odiar. A fórmula dessa relação é semelhante à usada pelo novelista em “A Favorita” (2008), que gira em torno da conturbada relação de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia). “Agora é um pouco diferente, porque lá tem uma assassina (a Flora). Em ‘Mania de
Você’ não tem assassina. Mas tem algo a ver, sim, eu acho”, diz