De colônia de férias para crianças a peças de teatro e exibições de filmes que arrebatam também os corações dos adultos: o mês de janeiro inclui um amplo leque de atrações nos principais equipamentos culturais da cidade. Todas, aliás, gratuitas ou a preços populares.

A reportagem de O TEMPO preparou uma relação de destaques da programação de férias da cidade. As opções vão deste fim de semana até o dia 10 de fevereiro, quando há o retorno às aulas na rede municipal.

Nesta primeira remessa de atividades e atrações estão ações que acontecem em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais geridos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

Literatura

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (rua Guaicurus, 50, centro), localizada na região central, tem programação voltada para a literatura, promovendo uma série de atividades para crianças e suas famílias. Nos dias 21 e 28, por exemplo, acontece a “Prosa Poética – Oficina de Escrita Criativa”, propondo que o escritor aprendiz exercite sua criatividade.

Museus na Pampulha

A Casa do Baile (avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha) desenvolve a oficina “Tardes Líquidas”, nos dias 27 e 28, transformando a interação com a arquitetura e a paisagem da Pampulha em brincadeiras com bolhas de sabão e balões d'água. 

Grupo de crianças participa da oficina “Tardes Líquidas”, na Casa do Baile | Crédito: SMC/Divulgação
Grupo de crianças participa da oficina “Tardes Líquidas”, na Casa do Baile | Crédito: Verônica Manevy/Divulgação

Museu Casa Kubitschek promove, no dia 29, a atividade “Brincadeiras no Jardim”, que combina aprendizado e diversão no Jardim de Burle Marx, explorando a fauna, flora e a história do espaço. 

No dia 31, a equipe do setor Educativo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) realiza, no Museu Casa Kubitschek (avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Pampulha), uma tarde de diversão, desafiando o público com jogos inspirados no clássico “Imagem & Ação”, além de atividades lúdicas baseadas em obras do acervo do Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha, como exploração e caça ao tesouro e impressão botânica.

Museus no Centro

O Museu da Imagem e do Som (MIS BH, avenida Álvares Cabral, 560, Lourdes) apresenta, neste sábado (18), a oficina “Bordando o Som”, atividade interativa em que o público pode criar peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e ícones da Bossa Nova. 

O Museu da Moda (MUMO, rua da Bahia, 1.149, centro) realiza, no dia 25, a oficina de “Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”. No Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB, avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim), a atividade “Jardins Coloridos”, no dia 26, convida as crianças a pintar jardins no chão, integrando arte e natureza.

Cinema

O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza) apresenta duas mostras voltadas para as crianças em janeiro. Uma delas, a “Sessão Infantil” traz, durante todo o mês de janeiro, de quarta a sexta-feira, exibições de animações. Já a outra, a “Mostra Especial de Férias”, aos finais de semana, traz vários títulos queridos das famílias, além de animações inéditas.  A seleção traz obras como “Patos!” (2024); “Garfield: Fora de Casa” (2024); “Elementos” (2023); “Snoopy” e “Charlie Brown - Peanuts, o Filme” (2016); “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo” (2007), e “Castelo Rá-tim-bum, o filme” (1999). O equipamento promove ainda a “Sessão Azul”, em 1º de fevereiro, com projeção da animação Wish: O Poder dos Desejos (2023). O evento é voltado para todos os públicos, sendo especialmente dedicada às pessoas com transtorno do espectro do autismo.

Cena do filme Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme, que integra programação de mostra no Cine Santa Tereza | Crédito: Fox Film do Brasil/Divulgação
Cena do filme Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme, que integra programação de mostra no Cine Santa Tereza | Crédito: Fox Film do Brasil/Divulgação

Por fim, o Cine Santa Tereza realiza a mostra “Tela em Transe: Desertos em Cena”, uma seleção de filmes cuja ação, ou parte dela, está ambientada em áreas desérticas e áridas. Entre os destaques estão “Duna 1” (2021) e “Duna 2” (2024), de Dennis Villeneuve; “Rastros de Ódio” (1956) de John Ford; “Mad Max: Além da Cúpula do Trovão” (1985) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), de George Miller; “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha; “Nomadland” (2021) de Chloé Zhao; “Django Livre” (2012) de Quentin Tarantino.

Já o MUMO promove o “Cine Mumo” com a exibição de filmes infanto-juvenis nos dias 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro. Os centros culturais Alto Vera Cruz, Lindeia Regina, Urucuia, Venda Nova, Vila Marçola e Vila Santa Rita também têm em sua programação exibições de filmes ao longo do mês de janeiro.

Espetáculos teatrais

A 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança apresenta espetáculos para públicos de todas as idades, em BH e Betim, com ingressos a preços populares. As produções incluem comédias para adultos e crianças, musicais e diferentes gêneros teatrais. A programação completa você confere em vaaoteatromg.com.br.

No Teatro Marília (avenida Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia) por exemplo, uma peça propõe encontros inusitados como o dos personagens machadianos Brás Cubas e Quincas Borbas, na peça “Por caminho de Brás Cubas”, dirigida por Ítalo Mudado. Outros destaques são a peça infantil “A Festa dos Bichos no Cerrado”, da Reticencias Produções Artísticas e o famoso “O dia em que Alfredo virou a mão”, sob a direção de Luiz Henrique Moura.

No Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo) entram títulos como “O grande vale dos dinossauros”, com texto e direção de Othon Valgas, e “O Toró de Shakespeare”, da Trupe de Teatro e de Pesquisa e Cia da Farsa. Já no Teatro Francisco Nunes (avenida Afonso Pena, 1.321, centro) o destaque fica por conta dos clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, da FMS Produções e Eventos, “As Aventuras de Dom Quixote”, da O Trem Cia de Teatro, “Moana”, da Cyntilante Produções, e “O Mágico de OZ”, da Divertidamente Produções Artísticas.

Montagem de Moana, que integra a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança | Crédito: Guto Muniz/Divulgação
Montagem de Moana, que integra a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança | Crédito: Guto Muniz/Divulgação

Circuito Liberdade em clima de festa

Os equipamentos que integram o Circuito Liberdade, com da Fundação Clóvis Salgado (FCS), ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), também prepararam uma programação dedicada às férias, que reúne mais de 100 atividades e atrações.

Entorno da praça da Liberdade

No CCBB BH (praça da Liberdade, 450, Funcionários), a programação de janeiro inclui sessões de história contada “O menino Thomas”, nos sábados, domingos e feriados, às 11h e 15h. Rodas de leitura são realizadas de quarta a segunda, das 12h às 14h. 

Nos sábados, domingos e feriados, o espaço recebe o Ateliê Bebê: Luiz e cor. As oficinas de 10h30 são dedicas aos bebês de 0 a 1 ano e, as de 14h30, para os de 2 a 3 anos. Já o Ateliê Experimentação: Light Painting, também nos fins de semana, às 17h, é indicado para crianças de 8 a 12 anos.

Até o dia 10 de fevereiro, com sessões às 15h, de sexta a segunda, o Teatro I do CCBB BH é palco da mostra que celebra os 18 anos de O Trem - Companhia de Teatro, que apresenta uma série de peças originais voltadas para o público infantil. Enquanto isso, o Grupo Quatroloscinco apresenta, até 3 de fevereiro, sempre às 19h, sua nova peça: Velocidade.

Entre as exposições em cartaz no equipamento, estão Luz Aeterna - ensaio sobre o sol, em exibição até 10 de fevereiro. A 9ª Bolsa Pampulha: Camará e a instalação Pirilampos do Planeta seguem até o dia 24 do próximo mês. Todas as mostras podem ser visitadas gratuitamente até das 10h às 22h, de quarta a segunda.

Obra Fluido Solar que integra a mostra LUZ ÆTERNA - Ensaio Sobre o Sol | Crédito: CCBB BH/Divulgação
Obra Fluido Solar que integra a mostra LUZ ÆTERNA - Ensaio Sobre o Sol | Crédito: CCBB BH/Divulgação

Casa Fiat de Cultura (praça da Liberdade, 10, Funcionários) segue realizando a série de oficinas de férias “BH no tabuleiro”. As próximas edições ocorrem entre os dias 15 a 19, 22 a 26 e 29 a 31 de janeiro, com sessões às 10h30 e às 15h.

Em relação às artes visuais, a mostra “Belo Bracher Horizonte” segue em exibição até 9 de fevereiro, enquanto “Nó - o enlace da renda e da chita” entra em reta final, sendo encerrada neste fim de semana. Entre as novidades da temporada está a chegada da exposição “Quimera”, com abertura na próxima terça (21), às 19h30.

O Espaço do Conhecimento UFMG (praça da Liberdade, 700, Funcionários) apresenta uma série de oficinas, sempre às 15h, até fevereiro. Neste sábado (18) e domingo (19) serão realizadas, respectivamente, “Luz, câmera e… ação!” e “Descobrindo o Cerrado: O Bioma que Conecta a RMBH”. De terça (22) a domingo (26), é a vez de “Libras para Crianças”, “Árvores Afetivas”, “Um Dia de Astronauta”, a oficina de colagem “Espaço de Memórias”, “Plantando no Espaço”. Finalizando a sequência, do dia 28 ao 31, ocorrem as oficinas “Coleção de Estrelas”, “Viagem Estelar pela Mitologia Grega”, “MetropoliTRILHAS” e “Evolução no Mundo Animal”.

O Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários), por sua vez, convida o público para ações interativas, oficinas e outras atividades. Nesta quarta-feira (15), o espaço abraça o Dia de Selfie no Museu (Museum Selfie Day). De quinta a domingo, ocorrem, respectivamente, as oficinas “Mapa Afetivo” e “Um jardim para chamar de meu”, às 14h e 16h, “Arquitetos da Liberdade” e “Libras, uma parceria entre o Educativo do Palácio da Liberdade e Rafael Pisani”, às 14h. 

O equipamento também acolhe iniciativas com foco no incentivo a leitura, o projeto “Leiturices: espaço de palavras”, que se desenrola entre os dias 22, 23 e 24, às 14h. No dia 25, a iniciativa tem participação de Lucas Ramon, com sessões às 10h às 12h. Por fim, há a oficina “Desenho de Cartoon”, no dia 25, às 14h e 16h.

Outros equipamentos do circuito

Em sua programação de férias, o Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244, Lourdes) absorve espetáculos da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança. As próximas apresentações são Rapunzel, peça apresentada nesta quarta (15), às 16h, e Santinhas do pau oco - Uma santa comédia, nesta sexta (17), às 20h30.

Já nas salas de cinema do espaço estão filmes com foco na criançada, como “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, “O Auto da Compadecida 2”, “Moana”, “Sonic 3” e “Mufasa - O Rei Leão”.

Débora Falabella e Isaac Amendoim no filme Chico Bento | Crédito: Paris Filmes/Distribuição
Débora Falabella e Isaac Amendoim no filme Chico Bento | Crédito: Paris Filmes/Distribuição

Na região Leste da capital, o Centro Cultural Sesiminas (avenida Álvares Maciel, 59, Santa Efigênia) realiza sua colônia de férias para crianças de 5 a 10 anos, com atividades entre os dias 27 e 31 de janeiro, de 13h a 17h.

Já o Museu dos Brinquedos (avenida Afonso Pena, 2.564, Funcionários), até o dia 1º de fevereiro, ganha ares circenses com a série de atividades “Brincar de Circo”, incluindo pocket shows com o Palhaço Chaveirinho, das 11h30 às 16h. Brincadeiras e experimentações com um quê de picadeiro, fantasias e oficinas de brinquedos circenses são realizadas das 9h30 Às 12h30 e das 14h às 17h.

Por fim, o Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro), mais uma edição do ateliê Yara Tupynambá é realizada no dia 25, das 10h Às 12h e das 16h às 18h. O espaço também recebe uma série de espetáculos da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança, incluindo “Brigite Guardô em Alegria não se encaixa”, com apresentações nesta quinta e sexta, às 17h, e sábado e domingo, às 16h; “João e Maria - A Opereja” entra em cartaz no domingo, às 17h. Na próxima semana, de quinta a sábado, o equipamento recebe “O auto da Compadecida”, às 20h, e, encerrando a temporada, “Cabaré Coragem”, do Grupo Galpão, é montado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, na sexta e sábado às 21h e, no domingo, às 19h.