A partir desta quinta-feira (9), o Teatro da Cidade, localizado na rua da Bahia, na região central de Belo Horizonte, recebe a exposição ‘SerTão Kalunga’, que propõe uma imersão visual na ancestralidade e na resistência do povo Kalunga a partir do olhar do premiado fotógrafo André Dib, que apresenta uma série de fotos em que registra as belezas e narrativas do maior quilombo do Brasil.

A abertura da exposição, que segue em cartaz até o dia 9 de fevereiro, é marcada por uma vernissagem, realizada às 19h desta quinta-feira (9), com participação de Adão Kalunga.

Uma das fotografias da exposição 'SerTão Kalunga'
Uma das fotografias da exposição 'SerTão Kalunga' 

Ao registrar a vida cotidiana do quilombo – suas celebrações, saberes, festejos e plantações –, em harmonia com o Cerrado, que não é apenas morada, mas também guardião de uma herança ancestral que resiste ao tempo, as imagens de André Dib são apresentadas, na mostra, como um testemunho de uma história que atravessa séculos e gerações.

Com audiodescrição via QR code, proporcionando uma experiência mais imersiva e acessível aos visitantes, a exposição é produzida pelo Instituto Jardim e tem apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC). Em BH, o anfitrião do projeto é o ponto de cultura Vozes de Mestres, uma rede de apoio a mestres e mestras da cultura popular e aos demais artistas que difundem seus saberes.

O projeto Sertão Kalunga foi idealizado pela gestora Geovana Jardim, sendo, inicialmente, concebido como um livro em 2016. Posteriormente, a iniciativa ganhou a forma de uma exposição, circulando por Alto Paraíso, Goiânia e se encerrando em Belo Horizonte.

SERVIÇO:
O quê. Exposição ‘SerTão Kalunga’
Quando. Abertura nesta quinta-feira (9), às 19h. Até 9 de fevereiro. Visitação de terça a domingo, das 15h às 20h.
Onde. Teatro da Cidade (rua da Bahia, 1.314, centro)
Quanto. Gratuito