Um álbum inédito reunindo músicas originais de 15 blocos de Carnaval de Belo Horizonte está saindo do forno.
Com coordenação do músico e produtor musical Henrique Portugal, as gravações dos temas carnavalescos ocorrem nesta semana, se estendendo entre os dias segunda (17) e sexta-feira (21). A previsão é que o lançamento ocorra na próxima semana, mais precisamente, na terça-feira, dia 25.
A coletânea é mais um esforço no sentido de valorizar a música autoral na folia belo-horizontina, causa pela qual diversos coletivos vem se esmerando, ano a ano, com a criação e lançamento de composições autorais, feitas especialmente para embalar a folia.
Uma missão também encampada pelo tradicional Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, que chegou a sua 10ª edição após um hiato de quatro anos – inicialmente devido à pandemia da Covid-19, o evento não foi realizado entre 2021 e 2024.
A produção do álbum está entre as novidades da folia belo-horizontina neste ano anunciadas na terça-feira (18), incluindo também uma inédita programação artística noturna em três vias sonorizadas (Amazonas, Andradas e Brasil), rebatizadas de Vias das Artes. Entre as atrações, além de slams poéticos e apresentações circenses, está uma virada eletrônica, realizada entre segunda e terça-feira de Carnaval, dias 1º e 2 de março.
Do streaming à avenida
Além da gravação profissional das músicas que embalam a folia, os blocos terão seus hits disponibilizados nas principais plataformas de streaming, rádios mineiras e ainda vão ecoar nas citadas avenidas sonorizadas.
Os 15 coletivos foram selecionados para a gravação por meio de edital público. Foram contemplados os blocos, Românticos São Loucos, Odilara, Pisa na Fulô, Magia Negra, Bloco do Sebá, Abre Que Tô Passanú, Seu Vizinho, Bloco da Cinara, Todo Mundo Cabe no Mundo, Afoxé Bandarerê, Baque de Mina e Volta Belchior. Além desses, os blocos Baianas Ozadas, Juventude Bronzeada, Seu Vizinho e Percussão Circular, que já tinham seus hits gravados, irão integrar a playlist do projeto.
O projeto Trilhas do Carnaval é realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Cultural Aurum, a Uno Music e a Fundação Clóvis Salgado (FCS), com financiamento da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
A iniciativa integra o calendário do Governo de Minas para o Carnaval da Liberdade 2025 e o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A ação, parte da programação do Carnaval Via das Artes 2025.