A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte está chegando na reta final. O penúltimo fim de semana do evento, que em 2025 está completando 50 edições, será agora e um dos destaques é a apresentação de um dos grupos culturais mais tradicionais do estado, o Sarandeiros. 

 

Neste domingo (9/2), o grupo estará no Grande Teatro do Palácio das Artes com o espetáculo "Alumiar", em uma única apresentação às 19h, que celebra as manifestações culturais do boi no folclore brasileiro. A produção conta com 60 dançarinos em cena que executam 13 coreografias. No palco também estarão cinco músicos que interpretam ao vivo as canções – desde 'Acalanto', de Dorival Caymmi, até as dos agrupamentos Garantido e Caprichoso, de Parintins (Amazonas). O espetáculo conta com direção artística de Petrônio Alves e direção musical de Tatá Sympa.

O Grupo Sarandeiros foi o primeiro grupo de dança a integrar a programação da Campanha no ano 2000, há 25 anos.  Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25, ou nas bilheteria bilheteria do Palácio das Artes.

O projeto, que estreou em 2023, é uma iniciativa do Grupo Sarandeiros, vinculado à UFMG, e reflete mais de quatro décadas anos de dedicação à valorização e disseminação da cultura brasileira. Desde sua criação em 1980, o grupo une arte, educação e cidadania, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais, como o título de Melhor Grupo no Festival Mundial de Culturas, no Canadá, em 2014.

 

SERVIÇO

O quê: Grupo Sarandeiros apresenta espetáculo “Alumiar” - 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Quando: Domingo (9/2), às 19h

Onde: Grande Teatro do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)

Quanto: a partir de R$ 25. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br , nos postos do Sinparc ou nas bilheteria bilheteria do Palácio das Artes.

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos