Cynthia Paulino, Marta Neves e Neise Neves apresentam espetáculo "MONSTRAS" no Teatro Marília em sessão única no neste sábado (22 de março), às 20h. A criação cênica, que surgiu a partir de um convite para o FIT BH, aborda o envelhecimento feminino com performances e reflexões.
"A gente se junta sempre que a vida convida. Isso é ou não é uma coisa divina?!", celebra Cynthia Paulino. O projeto busca desmistificar a ideia de declínio na maturidade.
“É uma benção um encontro assim. Nós três somos mulheres muito diferentes e talvez seja esse o segredo dessa nossa química. A visão de cada uma sobre esse período da vida, o tal do envelhecer como o despertar do Vulcão, de quando aprendemos a dizer não para o que nos limita e sim para esse fogacho que chega justamente pra tirar a gente do lugar. Não existe receita nem listinha de certo e errado. Falam o tempo todo dos sintomas da menopausa, como se estivéssemos doentes, quando na verdade eu vejo esse momento como um chacoalhão: acorda e vai viver!”, afirma Cynthia.
Marta Neves enfatiza a participação ativa das mulheres na sociedade: “O grito que damos, como mulheres que envelhecem, é de participação. Não é longe do mundo. É sendo parte dele, misturadas a ele, integradas, sem estarmos num altar ou numa repartição especial”, enfatiza a artista plástica e escritora.
Neise Neves contribui com músicas que dialogam com a visão das artistas: "É um encontro de berros. Estradas que se cruzam, cada uma com seu trecho percorrido, que no momento do ponto em comum acham um rumo: outras estradas".
"MONSTRAS" já passou pelo Cabaré Varejão e pelo Bazar de Histórias. A apresentação no Teatro Marília consolida o espetáculo.
“Eu acredito mesmo que a vida vai ficando mais interessante. Não tem nada de ‘polianesco’ nisso. Sinto que ser cada vez mais eu mesma me faz envelhecer com mais consciência e sem medo de estar no palco, no mundo, apesar dos julgamentos de gente que anda cheia de regras. Dói? Dói. O joelho pode até doer, mas olha, viver continua sendo uma experiência maravilhosa”
Sinopse
Três mulheres e suas cabeças monstruosas confabulam sobre a passagem do tempo com anarquia, humor, deboche e música.
Serviço
O quê. Espetáculo tragicômico MONSTRAS, com Cynthia Paulino, Marta Neves e Neise Neves
Quando. 22/03/25 (sábado), às 20h
Onde. Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)
Vendas pelo Sympla e na bilheteria do teatro.
Sobre as artistas
CYNTHIA PAULINO é atriz, dramaturga, diretora, produtora, figurinista, bordadeira, benzedeira, reikiana e Dragoa. Cofundadora e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). “Coisas boas acontecem de repente” e “Homem-Bomba” (em repertório) são solos de sua autoria. A micropeça “Vulcânica” foi o estopim para o espetáculo DRAGOA, seu segundo solo, que tem estreia prevista ainda em 2025.
MARTA NEVES é artista plástica e escritora, trabalhando há anos a mistura entre texto e imagem, com exposições no Brasil e no exterior, a exemplo da 31ª Bienal de São Paulo. Tem publicações em periódicos e coletâneas, dentre as quais a da Academia TransLiterária (2019), além do livro “3 BARRIGUDINHA 10 REAL” (contos/ed. nunc, 2021).
NEISE NEVES é atriz, gestora cultural, professora, cantora e compositora. É gestora do Espaço Aberto Pierrot Lunar, espaço multicultural de Belo Horizonte. Esteve em cartaz na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de BH com “Um Pouco de Ar, Por Favor“, espetáculo em repertório da Cia Pierrot Lunar, da qual é inte