As imagens do velório do papa Francisco, no Vaticano, chamam a atenção de milhares de pessoas para uma mancha no rosto, na altura do olho. Uma mancha visível no rosto do Papa Francisco despertou a curiosidade de fiéis na terça-feira (22/04).
Especialistas em neurologia explicam que essa marca escura pode estar relacionada à causa de sua morte. O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, na segunda-feira (21), após liderar a Igreja Católica por 12 anos. O argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como o primeiro papa não europeu em 2013.
Na manhã de quarta-feira (23), uma procissão conduziu o corpo da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Os fiéis terão a oportunidade de visitar o caixão até o funeral, agendado para sábado (26).
A marca no rosto do Papa Francisco não é um sintoma típico de AVC (acidente vascular cerebral), que foi a causa da morte do pontífice. Contudo, a neurologista Sabrina Anticoli, chefe da Unidade de AVC do Hospital San Camillo em Roma, acredita que a mancha pode estar relacionada.
Ela sugere que a marca no rosto pode ser resultado de um “trauma por queda ao acordar devido à hemiplegia”, que é a paralisia de um lado do corpo ocasionada pelo AVC.
"Pneumonia dupla com insuficiência cardíaca só pode aumentar a fragilidade de um paciente de 88 anos hospitalizado há mais de um mês. A mortalidade aguda no AVC isquêmico é de aproximadamente 20% nos primeiros três meses devido a complicações, como disfagia, imobilidade no leito e complicações infecciosas, enquanto no AVC hemorrágico chega a 50% na fase agud", disse.