Muitos noveleiros ficaram irritados após o canal Viva anunciar que mudará de nome. Nas redes sociais, muitos não gostaram da mudança de nome para Globoplay Novelas. Contudo, segundo o colunista Gabriel Vaquer, da coluna Outro Canal, do site F5, existem razões para uma decisão tão radical.

A Globo percebeu que o grande interesse dos telespectadores pelo Viva, algo em torno de 70%, eram pelas reprises de suas novelas somente. Os programas de humor, que embalaram várias gerações e tinham diversos horários na emissora, acabaram se tornando irrelevantes. Por isso, vão sair do canal e migrarem para o Multishow, que já abriga outros programas do gênero, como Vai que Cola.

Portanto, o canal agora vai reprisar novelas antigas da emissora, como novelas inéditas de outros países, como a versão turca de Avenida Brasil, chamada de Leyla. É a principal aposta deste ano na programação. O objetivo é manter a audiência elevada.

Em relação ao nome, foi uma forma que a Globo encontrou para fortalecer a marca do Globoplay. Apesar das explicações, nas redes sociais, muitos internautas não acreditam que será sucesso a mudança de nome do canal.