A TV Globo utilizou diversas locações no estado do Rio de Janeiro para gravar a novela "A Viagem" em 1994. A produção, escrita por Ivani Ribeiro e baseada na doutrina de Allan Kardec, transformou uma pedreira em Niteroi no “Vale dos suicidas" e um campo de golfe em Petrópolis nas cenas do "céu".

Exibida atualmente na emissora, a trama espírita combinou cenários naturais com trabalho cenográfico para criar ambientes que representassem diferentes estágios espirituais. A equipe buscou inspiração em "A divina comédia" de Dante Alighieri, nas pinturas de Hieronymus Bosch e na degradação urbana do início da Cracolândia em São Paulo para compor a atmosfera do “Vale dos suicidas".

O contraste entre os ambientes espirituais foi elemento central na narrativa. O Vale representava um local de sofrimento, enquanto as cenas do "céu" simbolizavam estágios mais elevados, conforme os conceitos kardecistas presentes na obra.

Cenário que representava o 'céu' em 'A Viagem' - Foto: Globo/Divulgação

 

A produção utilizou a Fazenda Vista Alegre, em Valença, no Vale do Café, para representar a propriedade da personagem Dona Guiomar, interpretada por Laura Cardoso. O apartamento da protagonista Diná, vivida por Christiane Torloni, foi ambientado no Condomínio Barramares, na Barra da Tijuca.

Nos Estúdios Herbert Richers, na Tijuca, a equipe de cenografia construiu 50 cenários e mais de 200 ambientes para dar vida à trama. Estes números demonstram a dimensão do projeto, que precisou recriar desde locais cotidianos até os cenários espirituais característicos da história.

O Condomínio Barramares, localizado na Avenida Lúcio Costa, tornou-se um dos edifícios mais conhecidos da Barra da Tijuca após a exibição da novela. Construído na década de 80, o prédio foi um dos primeiros empreendimentos daquela área.