Quando foi exibido nesta quinta-feira (22), no canal Telecine Fun, o filme "Meninas Malvadas" já deverá exibir sua nova classificação indicativa, que passou de livre para 14 anos. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União de 13 de maio último e promovida pela Coordenação de Política de Classificação Indicativa, ligada ao Minsitério da Justiça.

O filme lançado em 2004 virou cult, catapultando o nome de Lindsay Lohan, e ganhou recentemente uma nova versão, em formato musical. O despacho explica que a decisão partiu de um pedido de revisão de cidadão "especificando a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída", que era "livre" (sem restrições).

A modificação acontece após ter sido "identificado que a denúncia tinha relevância e que, realmente, existia motivo para a realização de nova análise". Entre os motivos, estão cenas com agressão verbalm ato violento, descrição de violência, exposição de pessoas em situações constrangedoras, obscenidades, preconceito, apelo sexual, carícias sexuais, linguagem de conteúdo sexual, insinuação sexualm nudez velada, descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita e o consumo de droga lícita.

A maior parte destes contéudos tem classificção para 12 anos, mas "Meninas Malvadas" acabou não sendo recomendado para menores de 14 anos devido ao item por apresentar "conteúdo sexual, drogas lícitas e violência".

O despacho determina que a "nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até 5 (cinco) dias corridos". Quando exibida em TV aberta, recomenda-se a exibição após às 21h.

A continuação do filme, lançada em 2011, também teve sua classificação alterada, de livre para 12 anos. Outros filmes que passaram pelo processo de revisão, de acordo com o DOU, foram "Chuva de Milhões", longa de 1985 protagonizada por Richard Pryor, e o primeiro "Star Wars", de 1977. Ambos passaram de 10 para 12 anos. 

A história de "Meninas Malvadas" acompanha a adolescente Cady Heron (Lindsay),que foi educada na África pelos seus pais cientistas. Quando ela começa a frequentar uma escola pública nos Estados Unidos, acaba no meio de um grupo de elite chamado de "as poderosas". No elenco também estão Rachel McAdams, Tina Fey e Amanda Seyfried.