O designer gráfico, grafiteiro e letrista mineiro Bernardo Sek foi um dos vencedores do Type Directors Club (TDC), uma das premiações mais importantes do mundo no campo da tipografia em todo o mundo. Agora, ele se prepara para levar para Nova York, a partir da próxima terça-feira (13 de maio), o projeto “Letraço – Uma porta fechada é uma tela em branco”.

A obra é uma pesquisa visual que explora a tipografia experimental e sua conexão com o grafite, criando um alfabeto completo a partir de portas de aço do comércio de Belo Horizonte. O trabalho combina princípios do design gráfico, como contraste e alinhamento, com a essência do grafite urbano.  

Antes do mais recente reconhecimento, o “Letraço” já havia ganhado destaque nacionalmente na 14ª Bienal Brasileira de Design.

Bernardo Sek, que também é coordenador de criação na GRECO Design, tem 15 anos de carreira e já desenvolveu projetos para marcas como Rede Globo, Red Bull e Starbucks. Sua trajetória inclui passagens pela pichação e pelo grafite, além de publicações em livros internacionais e prêmios de design gráfico. 

“Comecei na pixação, em 2007, e conheci o graffiti no ano seguinte. Já o 'Letraço' teve início em abril de 2024”, relembra o artista, cujo trabalho agora ganha projeção global.

Em tempo: além de Sek, o projeto envolve a artista e designer Tainá Evaristo atua como colaboradora, contribuindo para sua mediação poética e interpretação crítica.