A partir desta quinta-feira (8 de maio), Belo Horizonte volta a receber mais uma edição do Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática, que atrai colecionadores de todo o país, oferecendo feira de compra, venda e troca, mostra educativa e a 2ª ExpoBH — exposição filatélica competitiva chancelada pela Federação Brasileira de Filatelia.

Entre os destaques da programação, que se estende até sábado (10), estão peças raras, como moedas da Grécia Antiga, com mais de 2.300 anos, o primeiro selo postal do mundo, o inglês Penny Black, e o primeiro selo brasileiro, o Olho de Boi. Esse conjunto de itens é apresentado na mostra educativa, curada pelos organizadores Costantino Papazoglu e Luiza Capelli, que explora, ainda, histórias por trás de peças como medalhas, cédulas e cartões postais.

Penny Black, o primeiro selo postal da história

Já na 2ª ExpoBH, mais de 30 painéis serão avaliados por critérios internacionais, como raridade, conservação e apresentação. Coleções com nota mínima de 75 pontos se qualificam para mostras internacionais. “Uma boa avaliação pode aumentar significativamente o valor de uma coleção”, detalha Reinaldo Macedo, avaliador e ex-presidente da Federação Brasileira de Filatelia.

Com 30 expositores de diversos Estados, a feira semestral, realizada há mais de 10 anos, é a única do tipo em BH. “Muitos visitantes trazem objetos herdados ou esquecidos em alguma gaveta e se surpreendem ao descobrir que têm valor financeiro”, diz Luiza Capelli.

O evento, além de selos, moedas, cédulas e cartões postais, também abrange figurinhas de Copa, tazos, cards do Ayrton Senna, Mini Craques, carrinhos em miniatura e outros itens colecionáveis.

SERVIÇO:
O quê. Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática 
Quando. De quinta-feira (8) até sábado (10), das 9h às 18h  
Onde. Hotel Royal Golden (rua Rio Grande do Norte, 1.015, Savassi)  
Quanto. Gratuito