Aos 95 anos, Fernanda Montenegro anunciou que prepara uma turnê de leituras dramatizadas pelo Brasil. Atualmente, ela está em cartaz com “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo” e “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, no Rio de Janeiro, que possivelmente serão as peças apresentadas nessa turnê. Ainda não há mais detalhes sobre sua possível passagem por Belo Horizonte.

O anúncio foi feito em seu perfil oficial, no Instagram. No vídeo, uma voz pergunta à atriz: “Fernanda. Ouvi dizer que após a temporada no Rio de Janeiro você vai fazer turnê…”. “É isso mesmo! Estou aqui para dizer o seguinte: do Rio de Janeiro para o Brasil. Lá vou eu!”, responde a veterana.

O diálogo segue: “Mas aos 96 anos [aniversário em 16 de outubro], fazendo turnê de teatro?”, questiona a interlocutora. “É isso mesmo! Com coragem!” Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a turnê, como datas ou locais. “Adivinhem quais serão as próximas cidades”, sugere a legenda da postagem.

Em 2018, a artista apresentou sua leitura do livro “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo”, de Sonia Rodrigues, filha do dramaturgo, no Sesc Palladium, em sessão dupla, com o teatro lotado. Ao fim, foi aplaudida continuamente pelo público.

Já com “Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir”, inédito na capital mineira, a atriz conquistou um recorde no livro Guinness quando, em 18 de agosto de 2024, levou 15 mil pessoas ao parque Ibirapuera, em São Paulo.

Vale dizer, as leituras de Fernanda Montenegro já inspiraram até um livro, a obra “Pausa & Linha: O Poder em Fernanda Montenegro”, do professor de direito constitucional Joaquim Falcão, que se centra nos momentos de quietude no estilo de interpretação da atriz, evidenciados sobretudo nas apresentações em que se põe a ler para as plateias. “Através de símbolos, ela define as pausas, a velocidade, o ritmo e a intensidade da voz dela”, descreve o autor.

Até o momento, foram confirmadas as leituras de “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo” e de textos de Simone de Beauvoir no Rio, alternadamente, nos dias 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27 de julho. Na capital fluminense, as apresentações são realizadas no Teatro Multiplan, no Village Mall. Os ingressos custam entre R$ 130 e R$ 380 mais taxas.

(Com Estadão Conteúdo)