Mercedes Baptista (1921-2014) foi uma bailarina e coreógrafa brasileira, nascida em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Ela foi a primeira negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e responsável pela criação do balé afro-brasileiro, inspirado nos terreiros de candomblé, elaborando uma codificação e vocabulário próprio para essas danças

 

 

Pois um pouco da trajetória de Mercedes está presente no espetáculo “Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista”, que faz uma homenagem a ela e estará em cartaz de hoje (6) até domingo (8), no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. 

As apresentações acontecem na sexa e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Já nos dias 10, 11 e 12, a produção será encenada em quilombos, incluindo o Quilombo dos Moreiras na cidade de Rio Espera, Comunidade Quilombola dos Arturos, em Contagem, Quilombo Vila Santa Efigênia e Adjacências - Engenho Queimado, Embaúbas e Castro, em Mariana e Quilombo Mangueiras, no Novo Airão Reis, em Belo Horizonte. 

 

'Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista' tem direção artística de Luiz Antônio Rocha, que também assina o texto junto com Ivanna Cruz e Pedro Sá Moraes. O elenco ainda traz as musicistas e atrizes Geiza Carvalho e Lelê Benson. A montagem reúne uma ficha técnica majoritariamente negra — mais de 90% — e traz coreografias de Diego Rosa, cenografia e figurinos de Eduardo Albini, e iluminação de Ricardo Fujii.

SERVIÇO

O quê: Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista

Quando: 06 (sexta), 07 (sábado), às 20h; domingo (8),  às 19h

Onde: Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)

Quando: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Vendas na bilheteria e pelo Sympla

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Além das apresentações no Palácio das Artes, o espetáculo será apresentado gratuitamente em alguns quilombos de BH e na região metropolitana.

 

 


09/06 - Comunidade Quilombola dos Arturos.
Horário: 9h30
Escola Municipal Walter Lopes - Bairro Alvorada - Contagem/MG

 

10/06 - Quilombo Vila Santa Efigênia e Adjacências - Engenho Queimado, Embaúbas e Castro) - Mariana - (Escola quilombola -  Estadual Monsenhor Morais. 
Horário: 13h

 

11/06 - Quilombo Mangueiras - Novo Airão Reis - BH
Horário: 18h

 

12/06 - Quilombo dos Moreiras - Rio Espera - BH
Horário: 17h