Mary Terezinha, cantora, compositora e acordeonista que fez dupla com Teixeirinha, morreu aos 79 anos em Porto Alegre, nesta segunda-feira (30). A informação foi divulgada por sua filha, Liane Teixeira.
"A mãe foi uma pioneira das mulheres, tanto na vida artística quanto na vida pessoal. Ela não escondia quem era, era autêntica. Morreu em paz", afirmou. Segundo ela, Terezinha morreu em casa, enquanto assistia à televisão.
O velório será realizado nesta terça (1°), no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre, a partir de 13h. A cerimônia de despedida está prevista para as 19h.
A artista foi parceira de Teixeirinha por mais de uma década, tanto nos palcos quanto na vida pessoal - com ele, teve dois filhos, Liane e Alexandre Teixeira.
Mari Terezinha Cabral Brum, também conhecida como "menina da gaita" ou "Teixeirinha de saias", nasceu no Rio Grande do Sul e despontou ainda jovem na música popular da região. Sua trajetória começou na década de 1960, quando conheceu o músico.
Ela também atuou em filmes produzidos por Teixeirinha, como "Coração de Luto", de 1967, e "Motorista Sem Limites", de 1970. Ao todo, participou de 12 longas.
Seu primeiro disco solo, "Mary Terezinha", foi lançado em 1978. Após o fim da parceria, continuou gravando e compondo e, mais recentemente, dedicou-se à música gospel.
Terezinha é reconhecida por ter rompido barreiras na música regional do Sul, ambiente predominantemente masculino. Em 1992, lançou sua autobiografia, "A Gaita Nua", em que narra sua trajetória e os anos em que viveu com Teixeirinha.