Nesta quinta-feira (3 de julho), o projeto Sonastério Ilumina apresenta seu 21º episódio, desta vez com a cantora e compositora Augusta Barna, um dos expoentes da nova geração da música mineira. 

Para a série audiovisual, a artista grava seis músicas em formato live-session, incluindo três faixas inéditas, durante uma imersão criativa no estúdio Sonastério, fundado em 2017, entre as montanhas de Minas Gerais. Além da performance musical, o projeto também apresenta um minidocumentário com registros dos bastidores e um panorama da trajetória da cantora.

Conhecida por transitar entre o pop alternativo, a MPB e elementos eletrônicos, Augusta Barna apresenta um repertório que inclui canções de seu álbum mais recente, Na Miúda, como “Apesar de agora” e “Fera particular”, além do single “Conversa de Primeiro Encontro”. Além delas, entram as inéditas “Eu tenho medo deles terem Razão”, “Pé de Guerra” e “Lero Lero”. 

“O dia da gravação foi (apesar da ansiedade) um dia divertido, me senti em casa. Gravações costumam ser densas pra mim, mas lá me senti em casa como me sinto fazendo show, que é, modéstia à parte, minha parte favorita em ser cantora!”, comenta a artista, que é acompanhada por uma banda formada por músicos como Eduardo Amendoeira Cesário, no teclado, Felipe Augusto, no baixo, e Chico Amaral Bueno, na guitarra.

Em entrevista a O TEMPO, em março deste ano, ela reconheceu que o gosto pelo fazer musical veio de berço. “Eu cresci com um pai artista, que era fotógrafo e se iniciou como cantor, se apresentando em casas de samba de BH. Então, desde criança, eu tinha esse entendimento do que é esse lugar do artista”, disse, acrescentando que, para se entender como tal, ainda precisou de um tempo – por mais que as evidências estivessem ali o tempo todo.

“A virada de chave foi quando, aos 12 anos, perdi um irmão para o câncer. Aquilo mexeu comigo, com minhas sensibilidades, minha forma de ler o mundo. E a música, como ouvinte, me ajudou muito a viver esse processo”, lembrou na conversa, inteirando que, a partir de então, passou a se perceber mais aberta às sensibilidades.

“Passei a gostar muito de me expressar. No ensino fundamental, cheguei a ganhar concursos de redação, e isso me fazia me sentir mais motivada, comecei a entender que tinha traquejo”, situa. Aos 15, com apoio da mãe, se inscreveu e foi aprovada no curso do Cefart. “Eu estudava de manhã e, depois, ia fazer teatro. Ficava tanto tempo enfronhada naquilo que começaram a vir coisas, eu fui anotando e, daí, surgiu o primeiro EP, “Cantora de ruídos”, que, com seis faixas, foi lançado em 2021. Desde então, não parou mais.

O novo episódio do Sonastério Ilumina fica disponível, a partir de quinta, nas principais plataformas digitais e no canal oficial do Sonastério no YouTube. Anteriormente, o Sonastério Ilumina, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig, apoio da UBC e R2Luz, já recebeu nomes como Zeca Baleiro, Djonga, Maneva e Pato Fu. A nova temporada da série, lançada no início de junho, teve participação de Roberta Campos.

SERVIÇO:
O quê. Sonastério Ilumina recebe Augusta Barna
Quando. Nesta quinta-feira (3)
Onde. Nas plataformas digitais do Sonastério
Quanto. Grátis