A escritora e fotógrafa Branca Maria de Paula realiza neste sábado (12) um duplo lançamento no pátio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), das 10h às 13h. A autora, nascida em Aimorés, apresenta "Alfabeto de Lesmas", em que oferece uma travessia poética que funde memória e desejo, cotidiano e transcendência, e "Se Tocássemos Violino Seríamos Felizes", reunião de 18 contos escritos em diferentes épocas.

"Alfabeto de Lesmas" é um mosaico de vozes femininas e experiências sensoriais, que se constrói por meio de poemas curtos, intensos e profundamente imagéticos. A autora percorre temas como a escrita e seus desafios, o corpo e seus desdobramentos, a errância, o amor e a morte – sempre com linguagem afiada e musicalidade envolvente. Composto por 39 poemas, o livro apresenta uma multiplicidade de temas e formas, da celebração à denúncia. 

Já "Se Tocássemos Violino Seríamos Felizes" traz narrativas longas e breves que privilegiam o tratamento da linguagem em consonância com a atmosfera da história criada. Não existe uma temática única e alguns dos contos são experimentais, exigindo maior envolvimento do leitor. As personagens se revelam em conflitos e desejos que se passam num tempo real ou imaginário.

Branca Maria de Paula é licenciada em Filosofia pela UFMG e reside em Belo Horizonte. Ela estreou na literatura em 1978, quando venceu o Concurso Nacional de Contos Eróticos da Revista Status com o conto “Fundo Infinito”, que foi censurado pela ditadura civil-militar. É autora de diversos livros de contos como “A Mulher Proibida” (1980), “O Desfecho Da Peça” (1985), “Nanocontos” (2019), entre outros. 

SERVIÇO

O quê. Lançamento de livros de Branca Maria de Paula

Quando. Neste sábado, de 10h às 13h

Onde. Pátio do CCBB (Praça da Liberdade, 450)

Quanto. gratuito