O reality show Chef de Alto Nível estreou com tudo na TV Globo. Com a pressão dos exigentes jurados Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, os cozinheiros amadores enfrentaram as primeiras batalhas da torre de cozinhas na fase de Seletivas.
Cozinha decadente
Logo de cara, os oito cozinheiros amadores encararam a cozinha decadente, com itens quebrados e recursos limitados para preparar um "delicioso almoço de domingo", como anunciou a chef Renata Vanzetto.
Entre muitas lágrimas e memórias afetivas, os competidores tiveram 40 minutos para entregar seus pratos. Após a avaliação dos mentores, que experimentaram e julgaram cada preparo, o primeiro participante foi eliminado.
Gilmar Francisco, Bruno Sutil e Flan Souza foram os mais bem avaliados. Na média, mas com vaga garantida para próxima a fase seguinte, ficaram Dih Vidal, Júlio Nieps, Luiza Soares e Marina Cabral também foram contemplados. Com isso, o médico Erickson Blun foi o primeiro eliminado da atração, porém não o único.
Cozinha mediana
Com um pouco mais de espaço e recursos, os cozinheiros amadores enfrentaram o segundo desafio: criar receitas práticas para quem chega cansado do trabalho e busca uma refeição rápida e saborosa.
Ao final de mais 40 minutos de correria, desta vez sob o comando de Alex Atala, os mentores mais uma vez fizeram suas avaliações e salvaram Sutil, Gilmar, Marina Cabral, Flan, Júlio e Luiza, que foram direto para a cozinha do topo - a mais desejada. Com isso, Dih Vidal se despediu do programa.
Cozinha luxuosa
Para encerrar o primeiro episódio do Chef de Alto Nível com chave de ouro, os cozinheiros amadores enfrentam desafio no topo, com recursos luxuosos e ilimitados para seus preparos. Desta vez, o desafio foi fazer um prato para receber um chef de cozinha em casa.
Após mais uma rodada de avaliações dos mentores, Flan, Luiza, Marina Cabral, Bruno Sutil e Gilmar Francisco foram selecionados para a fase de Times, já o tatuador Júlio Nieps foi o terceiro eliminado da estreia.