Nem sempre é necessário viajar longas distâncias para vivenciar momentos de conexão com a natureza. Às vezes, basta olhar ao redor e resgatar histórias próximas de casa. É essa a proposta da série documental Vivo Contagem, composta por três episódios que valorizam a memória coletiva e a importância dos parques urbanos de Contagem, na região metropolitana de BH.

A estreia da série acontece neste sábado (19), das 9h às 11h30, com uma manhã de atividades abertas no Centro de Educação Ambiental do Parque Gentil Diniz. A produção apresenta, de forma sensível e poética, os parques Sapucaias, Fernão Dias e Gentil Diniz — espaços que funcionam como cenários afetivos de encontros, caminhadas, rodas de conversa e momentos de contemplação.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Contagem, o projeto é uma iniciativa das produtoras Matilha.Lab e Lebre Produções, reconhecidas por unir audiovisual independente, educação ambiental e narrativas periféricas. À frente da apresentação dos episódios estão Vitor Lebre e Rafa Saber, com participação do diretor dos parques de Contagem, Rafael Mendez.

Clique aqui e assista o primeiro episódio da série Vivo Contagem

A série propõe mostrar que lazer, cuidado com o meio ambiente e fortalecimento da identidade local caminham juntos. Os episódios, disponíveis gratuitamente no YouTube, Instagram e TikTok, combinam depoimentos, trilhas sonoras originais e imagens que exploram diferentes formas de ocupação dos espaços públicos.

Além da exibição dos vídeos, o evento de lançamento contará com roda de conversa com os apresentadores Vitor Lebre e Rafa Saber, o diretor Rafael Mendez, e uma caminhada guiada pelo Parque Gentil Diniz, que promete redescobrir o espaço a partir da partilha de memórias, histórias e curiosidades.

A programação é gratuita, convidando o público a desacelerar, ampliar o olhar sobre a cidade e fortalecer a relação entre natureza, cultura e comunidade.