O primeiro vídeo da série de documentários "No Meio do Nada e No Centro de Tudo", produzido pela Diversitas, da diretora Lailah Gouvêa, já está disponível no YouTube, no canal @diversitascultura. A proposta consiste em documentar o modo de vida de pessoas e famílias que vivem "isoladas" no meio da natureza.

O primeiro vídeo, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, registra uma família que mora no alto da Serra de Fechados, distrito de Santana do Pirapama. Vivem juntos o casal Valtinho e Mirtes, com o filho Samuel. O bisavô de Samuel se estabeleceu nesse topo de serra com a família nos anos 30 do século passado.

Valtinho, Mirtes e o filho Samuel são pessoas surpreendentes, que vivem em harmonia com a natureza e à frente de seu tempo. Exemplo de seres verdadeiramente humanos, integrados, autênticos e conscientes. Uma família que mistura a tradição e inovação fazendo com que a vida diária seja simples e prática. Isolados, mas bem equipados, a família produz quase tudo que é necessário e ainda produz queijos para vender.

A "casa do Valtinho" como é carinhosamente chamada, recebe turistas nos feriados e finais de semana. Mesmo sendo de difícil acesso, todos os feriados e finais de semana deste ano já estão reservados. Eles não fazem propaganda, os turistas continuam chegando a partir de indicações de outras pessoas que se hospedaram no local.. Realmente, a experiência é incrível, parece que o tempo se ajeita e corre mais devagar por lá.. A paz que se sente é tanta que é difícil descrever.

Só dá para chegar na casa por trilhas íngremes a pé ou a cavalo. Por isso, eles plantam - sem veneno - praticamente tudo o que consomem e se revezam nas múltiplas tarefas que precisam cumprir, desde a lida com o gado, a lavoura, a produção de queijo e requeijão, as reformas e construções, o pomar, as galinhas, os porcos, os peixes, as mulas de carga e o recebimento de hóspedes curiosos que vêm conhecer o modo de vida deles, além de respirar um pouco de ar puro e visitar as dezenas de cachoeiras ao redor. Sem contar que o papo é bom e Dona Mirtes faz uma comida deliciosa. Como se não bastasse, é um lugar de uma beleza incrível, que integra o Espinhaço, essa cordilheira que é a espinha dorsal do país.. Aqui, a geografia ainda molda as pessoas.

O mini documentário aborda essa história de superação que serve como inspiração para uma nova, mas 'velha', forma de viver.