Nesta segunda-feira (21) a vereadora Léo Áquilla, revelou que a cantora Preta Gil (falecida em 2025) oferecia apoio discreto a meninas trans vítimas de violência, muitas vezes sem que esse gesto fosse divulgado ao público. Em suas redes sociais, a vereadora suplente de São Paulo disse que Preta ajudava a comunidade trans em segredo, sempre oferecendo apoio aos mais vulneráveis.
“Ela nunca me deixou contar. Muitas meninas trans que sofreram violência, que foram espancadas, inclusive uma bem famosa no Rio de Janeiro, que apareceu pedindo ajuda porque o rapaz quebrou todos os dentes dela, deu uma surra nela, foi a Preta Gil que ajudou: alugou apartamento, ajudou. Ela nunca me deixou falar sobre isso”, contou a vereadora.
Léo Áquilla também disse que Preta Gil pedia segredo de suas boas ações, para não virar alvo de comentários maldosos. “Ela disse: ‘Não quero que as pessoas pensem que estou ajudando porque quero lacrar em cima das desgraças dos outros’”, contou.
Ainda em seu depoimento, Léo Áquilla aproveitou para agradecer todo o carinho e visibilidade que Preta Gil proporcionou a comunidade LGBTQIA+.
“Mas agora eu posso falar sobre isso e, enfim, agradecer tudo o que você fez por nós, e em silêncio”, finalizou.