Em sua última apresentação em Belo Horizonte, em 24 de julho de 2023, na noite de abertura do Festival Sensacional!, no Parque Ecológico da Pampulha, Preta Gil foi ovacionada em mais de uma ocasião pelo público presente. A artista faleceu no domingo (20/7), aos 50 anos, em decorrência do câncer contra o qual lutava desde 2022.  

Em sua última passagem por BH, quando subiu ao palco, ao lado de outros doze membros da família Gil, para o show da turnê “Nós, A Gente”, a cantora vinha de um período afastada da rotina de shows, pois já tratava o tumor no intestino. À época, ela ainda enfrentou a descoberta de uma traição, quando decidiu, em meio ao tratamento, se separar do então marido.

Logo nos momentos iniciais da apresentação, Preta foi longamente aplaudida ao ser anunciada por Gilberto Gil, seu pai. 

No espetáculo, concebido como uma grande celebração da vida e da música da família Gil, reunindo filhos, netos, noras e até Bela Gil em uma performance de dança, a cantora dividiu os vocais com as irmãs Nara e Flor, e com a nora Mariá Pinkusfeld.

Mais tarde, no correr da noite, a artista tomou o palco para as interpretações de “Sinais de Fogo”, canção lançada por ela em 2003, e “Vá Se Benzer”, música que dedicou à sua madrinha, Gal Costa, que elas gravaram juntas em 2017. 

Aproveitando o refrão “Eu sou eu, diz aí quem é você”, Preta fez um discurso bem ao seu estilo: com uma coragem despretensiosa – e inspiradora: “Eu sou preta, eu sou gorda, eu sou bissexual. Estou enfrentando um câncer. Estou solteira. E eu sou filha do imortal Gilberto Gil”. A plateia se rendeu entre aplausos e gritos apaixonados que exaltavam: “Preta, eu te amo!”.

No palco, o efeito não foi diferente. Emocionado, Gilberto Gil respondeu com orgulho e ternura, em um dos momentos mais tocantes da noite, quando cumprimentou a filha por sua força e grandeza.

Mais recentemente, quando retornou à capital mineira com a turnê “Tempo Rei”, Gilberto Gil, em entrevista a O TEMPO, voltou a falar sobre a filha. “A Preta, que se tornou uma artista própria”, exaltou, na conversa.