A associação afro Educafro processou um dos donos da Rede TV!, Marcelo de Carvalho, após um post na rede social X, em que ele relata que o irmão do seu filho mais velho tinha sido assaltado por um sujeito de “aparência africana”, em Barcelona, na Espanha.
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da coluna Outro Canal, do site F5, o caso corre no Tribunal de Justiça de São Paulo. O Educafro, que luta pela inclusão de pessoas negras e pobres nas universidades particulares, exige uma reparação no valor de R$ 6 milhões.
“Atribuir, de forma generalizada, o aumento de crimes como roubo, estupro e violência urbana na Europa à imigração de pessoas africanas configura uma manifestação inequívoca de racismo, discriminação e xenofobia”, começou a entidade. A associação direta entre negros africanos e criminalidade não é neutra: trata-se de uma narrativa racista que reproduz estigmas históricos. A ideia de que pessoas de ascendência africana são mais propensas à violência é uma construção perversa que remonta ao colonialismo e à escravidão, períodos em que corpos afro-brasileiros eram desumanizados e reduzidos à condição de ameaça ou subalternidade”, concluiu.
Marcelo de Carvalho, um dos donos da Rede TV!, se defendeu da acusação, que revoltou muitas celebridades na web, como Paulo Vieira e Giovanna Ewbank e Felipe Neto.
“O post expôs, sem juízo de valor, a subsunção de um fato específico — não genérico — à constatação sobre o impacto na segurança pública especificamente da Europa, da imigração ilegal eminentemente proveniente da África, com base em dados estatísticos, ocorrências policiais e relatos amplamente documentados na imprensa, que demonstram claramente um aumento de violência, assaltos, estupros e radicalismo islâmico promovido majoritariamente pelos grupos migratórios.
Não se tratou e sequer houve uma extensão do raciocínio em nenhum momento para afrodescendentes brasileiros, nem se elaborou crítica subjetiva sobre o comportamento de pessoas de determinada etnia ou nacionalidade, limitando-se à notória e documentada violência na Europa“.
Você está lendo um conteúdo originalmente publicado no Observatório da TV. Confira mais em: https://observatoriodatv.com.br